Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O município de Limoeiro recebeu cinco médicos para fortalecer os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de comunidades com considerável índice de vulnerabilidade social. O reforço veio através do programa federal Mais Médicos para o Brasil. Os profissionais foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, pelo prefeito Orlando Jorge e pela secretária anfitriã Paloma Sonally. Os médicos também participaram da primeira reunião de planejamento da execução do programa, juntamente com as equipes da Atenção Básica e da Regulação.  

Os médicos Thiago Cabral, Ana Letícia, Hilka Marcela, Bianca Dantas e Igor Daniel realizarão atendimentos, respectivamente, na UBS Lagoa Azul, UBS Santana 1, UBS Congal, UBS São Sebastião e UBS Nossa Senhora de Fátima. O programa visa ampliar o atendimento à população e reforçar a humanização nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), com médicos que criam vínculos com seus pacientes e as comunidades.

A secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, comemorou a entrada do município no Mais Médicos e pontuou que o programa dará uma grande contribuição à formação profissional e acadêmica dos médicos habilitados. “O Governo Federal promoveu a expansão do Programa Mais Médicos, e Limoeiro passou a ser elegível. Fomos habilitados a ter sete profissionais. Isso será muito importante para nós, pois os profissionais, que já são limoeirenses, terão maior fixação na nossa cidade. A partir dos seus trabalhos, eles receberão qualificação profissional e serão especialistas em Saúde da Família. Dessa forma, nosso município poderá ampliar as ações que já desenvolve na Atenção Básica”, afirmou Paloma.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Por sua vez, a diretora executiva de Atenção à Saúde, Emmanuela Kethully, destacou que a Atenção Básica é a porta de entrada do SUS. “Vamos suprir a descontinuidade dos médicos na Atenção Primária e garantir o cuidado contínuo e o acompanhamento constante para os usuários da Atenção Básica. As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada do SUS. Os usuários podem ingressar no SUS pela urgência e emergência, mas o que nós queremos é que eles entrem pelas Unidades Básicas de Saúde”, apontou.

Também compõem a Rede de Assistência à Saúde de Limoeiro o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Policlínica Inacinha Duarte, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas Irmã Marta), o CER (Centro Especializado em Reabilitação Dr. Luís Raimundo Medeiros Duarte), o Centro de Controle de Zoonoses, o Laboratório Municipal e a Farmácia Central. “Nós sempre incentivamos os usuários a pisarem nesses territórios para conhecer melhor o SUS, mas sem a necessidade de peregrinar pelas Unidades Básicas de Saúde. O foco é a Unidade Básica de Saúde dentro do seu território. Isso nos permite coordenar os processos na Atenção Básica, como, por exemplo, saber onde uma gestante nossa pariu ou se ela está indo às consultas de alto risco. Então, esse é o papel da Atenção Básica. O nome ‘básico’ não tem nada de supérfluo; ele significa base, sustentação”, concluiu Emmanuela Kethully.

O prefeito Orlando Jorge comemorou mais uma meta alcançada pela gestão municipal. “Temos a certeza de que as comunidades que receberão o Mais Médicos terão médicos mais presentes e farão trabalhos que já são cientificamente aprovados em muitos municípios brasileiros. O vínculo dos médicos com as comunidades vai aumentar”, comentou o chefe do Poder Executivo municipal.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Formada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), Hilka Marcela é uma das médicas inscritas e habilitadas no Programa Mais Médicos em Limoeiro. A profissional se mostrou bastante animada para os desafios que estão por vir. “É uma honra estar de volta à cidade onde nasci e cresci. Meu apreço pelo município de Limoeiro é muito grande. É uma grande alegria vir para cuidar do povo de Limoeiro. Estar na Atenção Primária de Saúde é reconfortante para mim, pois acredito muito na prevenção e na estratégia de Saúde da Família”, comemorou.

O Mais Médicos para o Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, retomada em março deste ano, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a lei que instituiu a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde. A ação pretende ampliar para 15 mil o número de médicos que atuam na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde no território nacional, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro