Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) é um instrumento de financiamento à cultura mediante repasses da União aos Estados, Distrito Federal e municípios. É uma importante lei que investe regularmente em projetos e programas culturais. Na tarde de segunda-feira (26), a cidade de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, recebeu a primeira parte da implantação do incentivo, a escuta cultural. O encontro aconteceu no Instituto Padre Luis Cechin, localizado no Bairro José Fernandes Salsa.

O evento foi realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com o apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro. Estiveram presentes o prefeito Orlando Jorge, o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”), representantes da Secretaria Estadual de Cultura, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, autoridades locais, produtores culturais e artistas da Região do Agreste Setentrional de Pernambuco. Além dos representantes da cidade de Limoeiro, outros municípios vizinhos participaram do momento, tais como Riacho das Almas, Bom Jardim, São Bento do Una, Agrestina, Feira Nova e Cumaru.

O assessor técnico da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Edvaldo Júnior, integra a equipe que realiza a escuta cultural nos municípios pernambucanos e define a PNAB como um importante mecanismo de fomento à cultura. “O estado de Pernambuco recebeu 74 milhões de reais para injetar na cadeia produtiva da cultura. Isso afeta diretamente a vida cultural de todas as cidades do estado. Vamos apoiar os produtores de cultura do Litoral ao Sertão. Os produtores culturais podem apresentar suas propostas quando os editais forem abertos”, destacou o assessor.

O representante da escuta cultural explica que cada município também receberá o seu valor. “Cada município receberá um valor equivalente ao tamanho da sua população e ao repasse do FPM. Mas vamos ter editais com ciclo duradouro. E esse momento de hoje é muito rico, porque vai permitir que o fazedor de cultura de Limoeiro contribua com o Estado, indicando onde investir”, pontuou Edvaldo.

O gestor de Limoeiro, Orlando Jorge, participou da plenária da escuta da Lei Aldir Blanc e exaltou a união das entidades e dos três poderes nos investimentos na cultura. “Temos a honra de sediar este evento. Aos fazedores de cultura, a Lei Aldir Blanc é muito semelhante ao que aconteceu há 34 anos com o SUS, quando os municípios puderam ter autonomia da sua capacidade e melhorar ano a ano a prestação de serviço à população”, ressaltou o chefe do Poder Executivo Municipal.

A visão dos fazedores de Cultura

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Produtores culturais e artistas da região do Agreste Setentrional de Pernambuco estiveram presentes no evento e comentaram sobre a Lei Aldir Blanc. A professora, artesã e atriz Rosineide Gouvêa afirmou que a cultura do país está remanescendo. “O encontro foi muito bom. Conhecemos os investimentos que o governo vem criando para o setor. É como se estivessem acordando a cultura do nosso país. Estamos vendo os movimentos culturais do Brasil se desenvolvendo”, disse a pedagoga.

Presente durante as tradicionais festas da região, o cordelista Maciel do Confeito festejou o encontro. “Foi muito importante. Essa escuta cultural vem exatamente para fortalecer o setor. E que possa chegar aos artistas e contemplar o máximo de pessoas possíveis, pois sabemos que fazer cultura não é fácil”, frisou Maciel, que preside o coletivo Dona Maria do Confeito, originário da comunidade rural de Gameleira.

Sandro Marcelo é desenhista, autor e diagramador de revistas em quadrinhos, já publicou algumas edições e, atualmente, está em busca de algum investimento por parte do poder público para o segmento. Ele pontua que a PNAB pode ajudar seu trabalho. “Estou começando agora a buscar investimentos no segmento. Já lancei algumas propostas e estou aguardando respostas. Espero que a Lei possa nos ajudar neste momento”, comentou o autor.

Lucas Wilson, mais conhecido como “Lil Dark”, faz parte do Grupo de Hip Hop em Limoeiro e considera essas escutas um grande avanço no incentivo à cultura. “Acho fundamental ter essas escutas, tanto por parte do estado, como pelo município. Em Limoeiro estamos tendo um grande avanço, pois estão fazendo um mapeamento com os artistas e ouvindo suas necessidades. Conseguimos mais facilidade e mais espaço. Trabalhamos apoiando pequenos artistas e vemos que Limoeiro está à frente em comparação a outras cidades”, enfatizou “Lil Dark”.

O produtor cultural Danilo Bezerra trabalha há mais de um ano no segmento em Limoeiro e elogia a gestão municipal pelo apoio dado aos profissionais. “Hoje, temos mais sensibilidade à área cultural e mais acesso aos incentivos dado pelos governos. E Limoeiro se destaca na região pelo seu apoio aos profissionais nesta área”, pontuou.