Foto: Aline Rêgo/Prefeitura de Limoeiro

O município de Limoeiro, localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, tem se destacado por sua preocupação com a preservação dos recursos hídricos e a conscientização da população sobre a importância do consumo consciente da água tratada. Um dos projetos que tem contribuído significativamente para esse objetivo é o Caminho das Águas, que é desenvolvido através de uma exitosa parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, o Agro Amigo, o Banco do Nordeste, o Governo Federal, a water.org e o Instituto Nordeste Cidadania – INEC, organização que promove a cidadania no Nordeste brasileiro através de projetos de microfinanças e meio ambiente.

Na última segunda-feira (20), a Escola Municipal João Heráclio Duarte vivenciou o lançamento do projeto. O diretor Executivo de Gestão de Rede da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Limoeiro, Wendell Taffarel, na ocasião, ressaltou a importância, os benefícios e a dinâmica que um projeto dessa grandeza traz para as escolas que foram eleitas para participar neste primeiro momento. De acordo com o diretor, foram escolhidos apenas cinco municípios, e Limoeiro estrategicamente foi selecionado por sua proximidade ao Rio Capibaribe. Segundo Taffarel, Limoeiro beneficiará 400 estudantes: dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, divididos em quatro escolas, sendo cem estudantes por escola. “A primeira delas é aqui, a Escola João Duarte. Depois, a Escola Aluísio de Aquino, de Ribeiro do Mel. Na sequência, a Escola Manoel Marques, em Gameleira. Por fim, a Escola Cônego Deusdedith, na Vila Urucuba. O objetivo é trazer às crianças e aos adolescentes a complementação da ideia da importância da água do saneamento básico, desta insegurança hídrica”, ressaltou Taffarel.

O Caminho das Águas consiste em uma iniciativa que beneficia inicialmente essas unidades escolares do município, promovendo o conhecimento sobre a importância do consumo consciente da água tratada. As ações do projeto visam sensibilizar os alunos e a multiplicação dessas informações para a comunidade em geral, sobre a necessidade de preservar os recursos hídricos e adotar práticas sustentáveis em relação ao uso da água.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

Para ministrar o conhecimento, foi convidado o arte-educador George Pestana, que, ao longo da semana, vai promover, de forma lúdica e inovadora, a prática desse projeto. “Entre os objetivos pedagógicos estão aprender sobre o que é a insegurança hídrica e a importância do saneamento para o meio ambiente e a vida do planeta de uma forma geral”, sublinhou Pestana.

Os participantes deverão aprender sobre a importância de evitar o desperdício de água, o correto uso de recursos hídricos e a importância da manutenção e conservação dos sistemas de tratamento de água. Além disso, são abordados temas como a poluição dos rios e a escassez de água, buscando conscientizar os estudantes sobre a importância de cuidar do meio ambiente. “Vai ser um trabalho dinâmico, lúdico, um aprendizado indelével, de se apagados pelo tempo para essas crianças, jovens e adolescentes.”, pontuou o arte-educador George Pestana.

O diretor executivo Wendell Taffarel completou que a Prefeitura de Limoeiro abraçou essa causa e se disponibilizou a dar toda estrutura necessária para a realização do evento. “É importante ressaltar justamente a ideia de um abraço. Todas as ações que visem sobre qualquer outra prática são bem-vindas. O Projeto Caminho das Águas será fundamental para sensibilizar a comunidade escolar de Limoeiro sobre a importância do consumo consciente da água tratada e para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao uso dos recursos naturais. Iniciativas como essa são essenciais para promover a preservação do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, finalizou.

Foto: Aline Rêgo/Prefeitura de Limoeiro

*Com informações da Coordenação de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes