Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Mais um importante passo foi dado pelo município de Limoeiro na busca pelo Selo UNICEF 2025-2028. Após um período fora da lista de premiados, o Selo foi reconquistado no ciclo 2021-2024. E, para iniciar a caminhada rumo à nova conquista, o prefeito Orlando Jorge assinou o termo de adesão à premiação. O ato, que aconteceu no gabinete do gestor, contou com a presença de secretários municipais, além de representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA Limoeiro) e do Conselho Tutelar, entidades corresponsáveis pelas iniciativas que garantem as políticas públicas necessárias para o reconhecimento por parte do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

De acordo com o UNICEF, o Selo estimula e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao participar, o município assume o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas e mobilizar esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. “Uma iniciativa que a nossa gestão resgatou. Esse Selo é muito importante para as políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes. E formalizamos oficialmente essa nova adesão para que a gente possa estar fazendo a justiça social com elas”, disse o prefeito Orlando Jorge.

Conquistar o prêmio tem grande responsabilidade. Manter acaba sendo ainda maior. Assim, as prefeituras comumente se planejam para intensificar as políticas públicas. Em Limoeiro, não é diferente. Para isso, a ordem é atuação integrada, buscando sempre ofertar o melhor. “Reconquistar foi difícil, mas manter é muito mais, porque vamos trabalhar em cima do melhor que já demos. Então, vamos ter que dar mais do que já demos”, enfatizou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Limoeiro, Flávia Melo. “O município é visto com outros olhos. Com o Selo, a gente ganha visibilidade e a divulgação de que aquele município tem um olhar para o público mais importante da sociedade: as criança e os adolescentes”, reforçou.

O professor Ricardo Rodrigues, presidente do CMDCA, foi designado para ser o articulador municipal nesta edição do Selo UNICEF. “Esse momento é muito importante, porque ratifica o compromisso que o município tem, que a gestão municipal com as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Conseguimos, entre 2021 e 2024, em parceria com todas as secretarias e sociedade civil, resgatar o Selo UNICEF. Agora fizemos, portanto, a adesão para a próxima edição”, destacou Rodrigues. “O município precisa ter esse olhar voltado, principalmente nas pastas de Assistência Social, Educação e Saúde, para que a criança tenha, de fato, os seus direitos garantidos”, completou.