Foto: Defesa Civil de Pernambuco

A capacitação dos servidores municipais e a melhoria dos serviços prestados à população são pautas constantes do plano de trabalho da Prefeitura. Na manhã e tarde desta terça-feira (13), o município de Limoeiro participou da capacitação “Diálogos pela Proteção: Crianças e Adolescentes no Contexto de Desastres e Comunicação de Risco”, que foi oferecida pela Defesa Civil do Estado de Pernambuco e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A formação foi realizada no auditório do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5), no Recife.

Na ocasião, a “Princesa do Capibaribe” esteve representada pelo diretor executivo de Administração e articulador municipal do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança (PPAC), Wendell Taffarel, pelo diretor executivo de Imprensa e Comunicação, Luís Francisco Prates, pela coordenadora municipal do Programa Criança Feliz (PCF), Rosélia Arruda, e pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Genilson França. A iniciativa mobilizou equipes da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste e também contou com a participação de profissionais dos Estados da Paraíba e do Piauí.

A vice-governadora Priscila Krause também marcou presença no evento. “O nosso Governo do Estado chega junto dos municípios para garantir a eficiência das políticas públicas que protegem as crianças, os adolescentes e suas famílias. Temos o Programa Mães de Pernambuco, um auxílio que repassa R$ 300 por mês para mães em situação de extrema vulnerabilidade social. Ampliamos o Programa Cozinha Comunitária em todas as regiões do Estado. Terei a honra de ir a Ouricuri, no Sertão, amanhã, para inaugurar mais uma Cozinha Comunitária. O Programa Juntos pela Segurança está combatendo a violência em todo o Estado”, pontuou no discurso de abertura. Krause representou a governadora Raquel Lyra, que está participando da Brazilian Week, em Nova York, nos Estados Unidos, onde está buscando mais investimentos para Pernambuco.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O articulador municipal do PPAC avaliou que a capacitação promovida pela Defesa Civil Estadual e pelo UNICEF foi muito proveitosa e deixará o Governo Municipal ainda mais motivado para garantir direitos às crianças e aos adolescentes. “Nossa gestão municipal tem se empenhado em construir um caminho sólido, baseado na articulação entre setores essenciais como a educação, a saúde, a assistência social, a cultura e o esporte, por entender que o desenvolvimento integral de nossas crianças exige ações intersetoriais e uma escuta ativa das realidades locais”, afirmou Taffarel.

A coordenadora municipal do PCF, por sua vez, revelou que o trabalho integrado com a Defesa Civil Municipal passará a integrar as diretrizes do Selo UNICEF, premiação a qual contempla municípios das regiões do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal que se destacam no desenvolvimento e na aplicação de políticas públicas destinadas à infância e à juventude. “A prevenção contra desastres, a partir de agora, é critério do Selo UNICEF, Conquistamos o Selo no período de 2021 a 2024 e já iniciamos os trabalhos para conquistar a edição que começa em 2025 e vai até 2028”, apontou Rosélia, que representou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro) no evento.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal de Limoeiro, que integra o organograma da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, a prevenção diante de riscos como períodos de estiagem, alagamentos ou desabamentos é um trabalho desafiador, mas que se torna eficiente a partir do planejamento da equipe e da parceria com figuras públicas atuantes nas comunidades. “Temos como grandes parceiros nesse trabalho de conscientização a Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio Ambiente, de Educação e Esportes e de Infraestrutura e Serviços Públicos, as Associações de Moradores, os líderes comunitários e as igrejas. Em conjunto, a gente conversa com as famílias sobre a necessidade de adotar medidas preventivas e, em situações mais extremas, incentivamos essas pessoas a saírem de áreas de risco”, comentou Genilson.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Em uma das palestras que constavam na programação, a especialista em Comunicação de Risco e Engajamento Humanitário, Fátima Maria Odeh Moreira, destacou a importância da parceria com a mídia local para a eficiência dos trabalhos da Defesa Civil. “A divulgação nas redes sociais e em emissoras de rádio é essencial para a disseminação e popularização das informações. A imprensa é uma grande aliada do nosso trabalho”, enfatizou.

A programação da capacitação contou, no turno da manhã, com uma palestra especial do Governo de Pernambuco e a palestra “Proteção Integral a Crianças e Adolescentes em Situação de Riscos e Desastres (Cartilha G20 UNICEF)”, ministrada pela especialista em Mudanças Climáticas e Redução do Risco de Desastres, Naiara Carneiro Nunes. Já no período da tarde, o oficial de Mudança de Comportamento Social, Marco Amorim Prestes, e a especialista em Comunicação de Risco e Engajamento Humanitário, Fátima Maria Odeh Moreira, coordenaram a oficina sobre Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário. O encerramento ficou a cargo do Coronel RRBM e secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, Clóvis Fernandes Dias Ramalho.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro