Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro

A última sexta-feira (05) foi reservada para um encontro repleto de diálogos e debates produtivos sobre direitos e políticas públicas para a juventude. A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, realizou a 2ª Conferência Municipal da Juventude no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC). A ação abordou o tema “Construindo o futuro, participação, direitos e oportunidades para a juventude de Limoeiro”.

O evento contou com o credenciamento para os participantes, solenidade de abertura com representantes da esfera governamental e da sociedade civil, e palestra com o professor e poeta Toinho Mendes. “Tenho muito orgulho de ser limoeirense e vim mostrar aos jovens que eles podem chegar aonde quiserem”, destacou o palestrante.

Para fechar a programação com chave de ouro, a mesa redonda com os jovens Marcos Antônio (atuante no movimento cultural), Sérgio Murilo (secretário municipal de Administração e Tecnologia), José Silva (mentor da Casa de Culto à Jurema Sagrada), Daniele Santos (estudante de Pedagogia, colaboradora do Instituto Padre Luís Cecchin e catequista na Igreja Católica Apostólica Romana), Marcos Neto (graduado em Educação Física, especialista em Educação Inclusiva e oficial de arbitragem pela FPFS), Heitor Marinho (influenciador digital e videomaker da Diretoria Executiva de Imprensa e Comunicação) e Leila Rodrigues (educadora e empreendedora) estimulou os participantes da Conferência a trocas de experiências e compartilhamento de ideias.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

A secretária municipal de Cultura e Juventude, Dolores Carmen, recordou que a 2ª Conferência Municipal da Juventude de Limoeiro foi convocada pelo Decreto n° 230, de 12 de agosto de 2025, Dia Nacional da Juventude. “Não poderia haver presente melhor do que esse para a nossa juventude. E estamos articulando com a governadora Raquel Lyra a implantação da Casa da Juventude na nossa cidade”, afirmou Dolores.

O prefeito Orlando Jorge, por sua vez, ressaltou o protagonismo da juventude na administração pública municipal. “Temos jovens que são protagonistas em diversos cargos estratégicos do nosso governo. Isso mostra a força da juventude limoeirense. E nessa gestão sabe aliar a experiência dos profissionais mais longevos com a energia dos mais jovens”, disse o gestor.