Desde o início da gestão, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Infraestrutura, tem atuado em diversos pontos da cidade para melhorar a vida das pessoas e, com isso, evitar problemas e transtornos. Um exemplo está desobstrução de um bueiro que existe na II Travessa da Avenida Santo Antônio (Beco do Bandepe), no Centro.

No local, a equipe precisou refazer um serviço realizado em 2020, que naquele momento não sanou os problemas. A obra também refletiu na estrutura de um trecho da Avenida Santo Antônio por conta da conexão que existe com a travessa. Mas a via foi liberada para passagem de veículos e os moradores estão comemorando a qualidade da obra.

“Averiguamos que toda tubulação estava assoreada. Abrimos mais sarjetas desobstruir. Tiramos quase uma tonelada entre areia e lixo”, explicou o secretário Elias Vieira. “Em 2020, um trabalho chegou a ser realizado no local, mas sem solução definitiva. Por isso, a atual gestão entendeu a necessidade da reabertura das tampas para desobstrução total”, completou.

A obstrução do escoamento das águas provocava o retorno para dentro das casas que ficam em um beco sem saída na travessa, a exemplo de pias e banheiros, gerando há vários anos transtornos para os moradores. A secretaria segue na limpeza de bueiros, canais e tubulações da parte mais antiga da cidade. “Começamos em janeiro e estamos de domingo a domingo, inclusive, no período do Carnaval”, disse Vieira.

A prefeitura também tem atuado na limpeza das galerias que ficam ao longo da Serra do Redentor, onde imagens mostram a grande quantidade de lixo retirada dos bueiros. Por conta da situação, o secretário tem pedido a conscientização da população para evitar jogar lixo nos lugares indevidos, visto que causa o entupimento das vias, consequentemente gera alagamentos em vários setores da cidade em dias de chuva.