O processo seletivo simplificado para o Censo 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está ofertando 54 vagas para o município de Limoeiro, sendo 1 para Agente Censitário Municipal (ACM), 5 para Agente Censitário Supervisor (ACS) e 48 para Recenseador. Os interessados nas vagas de Agentes Censitários têm até o dia 15 de março para realizar a inscrição, que custa R$ 39,49. O prazo para quem pretende concorrer às vagas para Recenseador segue até o dia 19 de março. A taxa dessa inscrição custa R$ 25,77.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site https://www.cebraspe.org.br/concursos/inscricoes-abertas/. De acordo com o edital, os salários ofertados são: R$ 2,1 mil para ACM e R$ 1,7 mil para Agente Censitário Supervisor. A remuneração do Recenseador será por produção, de acordo com a quantidade de questionários respondidos. O candidato poderá realizar uma simulação do total que poderá receber pelo site da Cebraspe no momento da inscrição.

Recomenda-se uma jornada de trabalho de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) horas semanais, além da participação integral no Treinamento. Será obrigatório o comparecimento do Recenseador ao Posto de Coleta nos dias e nos horários estipulados pelo ACM ou pelo ACS. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado. As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma da coleta e aos resultados da avaliação de desempenho do contratado.

O Agente Municipal será responsável por auxiliar os supervisores, zelar pelo posto de coleta, realizar trabalhos administrativos como contratação e desligamento de pessoal, frequência, entre outras atividades do setor. O Supervisor irá acompanhar o Recenseador em seu trabalho, tirar dúvidas, resolver possíveis conflitos, fazer relatórios de desempenho dos recenseadores, entre outras ações da função. O Recenseador irá presencialmente às residências realizar as entrevistas, devidamente protegido por equipamentos de segurança.

Ainda de acordo com o Edital, para concorrer à função de Agente Censitário Municipal e Supervisor, os candidatos devem ter, no mínimo, Ensino Médio completo. Já para Recenseador é exigido Ensino Fundamental completo. As provas estão agendadas para os dias 18 de abril de 2021 (Agente Censitário Municipal e Supervisor) e 25 de abril (Recenseador).

Apoio – A Prefeitura de Limoeiro tem ofertado amplo apoio ao IBGE para que o Censo seja realizado da melhor forma possível, desde o processo seletivo à execução das atividades pelos recenseadores. Na última quinta (4), o prefeito Orlando Jorge esteve reunido, virtualmente, com os secretários Saulo Melo (Administração), Marcelo Gomes (Planejamento), Fernando Melo (Educação), Paloma Sonally (Saúde), Flávia Melo (Desenvolvimento Social e Cidadania), José Félix (Agricultura e Meio Ambiente), Kadu Ferraz (Comunicação), e os representantes do IBGE na cidade: João Travasso, João Alexandre e Francisco Eudes. Na ocasião, o gestor municipal destacou a importância do Censo para Limoeiro e mobilizou esforços de todos os secretários para o êxito das atividades que serão desenvolvidas pelos recenseadores.