A secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, esteve reunida com coordenadores de sua pasta na última quinta-feira (14) para planejamento da campanha de imunização da COVID-19. Na reunião, foi traçado um planejamento de ações estratégicas para a vacinação no município. A previsão para o início da vacinação é a partir do dia 20 de janeiro, “estamos planejando e aguardando o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde sobre as datas de início e tipo da vacina que iremos receber”, informou Sonally.

O planejamento elaborado contempla as particularidades do município, como a qualificação profissional, educação em saúde para a população, operacionalização e o estabelecimento de fluxos a serem seguidos. A campanha de imunização ocorrerá em fases com públicos específicos conforme protocolo divulgado pelo Ministério da Saúde. “Serão unidos esforços para qualificação do ambiente e acolhimento das pessoas em todas as fases da vacinação. Além disso, também serão planejadas estratégias de educação em saúde para informar a população sobre a campanha vacinal para a Covid-19. Todos os protocolos para enfrentamento da pandemia, como distanciamento e higienização, serão aplicados”, garantiu a secretária.

O período da Novena Religiosa em homenagem a São Sebastião, conhecido como símbolo de proteção a epidemias, tem início na cidade nessa sexta (15). O dia do Mártir é comemorado pela Igreja Católica em 20 de janeiro, mesma data prevista para o início da vacinação. A limoeirense Raimunda Bezerra, professora aposentada, associa os fatos, “não é coincidência, é providência. Chega eu me arrepio, eu me emociono. São Sebastião está intercedendo por todos nós, isso aí a gente tem certeza”. Festividades em homenagem ao Santo são registradas em diversas cidades do país. Em Limoeiro, no encerramento do novenário com a tradicional procissão, a festa religiosa sempre atraiu multidões de devotos.