Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Cuidando de quem cuida. Este foi o tema de uma ação promovida pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, na tarde dessa quinta-feira (28), voltada aos profissionais que atuam nos múltiplos segmentos do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da esfera municipal. Também chamado de Cuidando do Cuidador, o momento foi em alusão à data 27 de Julho, reconhecido como Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Emmanuela Kethully, foram ofertados aos trabalhadores, no período da tarde, no auditório da sede da Secretaria, práticas integrativas, ventosaterapia, auriculoterapia, aferição de pressão arterial e medição de glicemia, além de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Dezenas de profissionais foram contemplados com a programação de serviços gratuitos.

“Neste momento de alusão ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, é muito importante para que os trabalhadores, empregadores, sociedade civil e governantes estejam refletindo sobre a importância de prevenirmos acidentes de trabalho, como também reduzirmos esses números”, destacou a coordenadora. “É importante destacar que os números de acidentes de trabalho são muitas vezes nacionalmente subnotificados”, completou.

Segundo Emmanuela, geralmente os trabalhadores têm dúvidas sobre o que caracteriza e como se configura um acidente de trabalho. “Acidente de trabalho é qualquer dano que leva a incapacidade do funcionamento deste trabalhador, seja por componentes físicos, químicos, mecânicos ou psicológicos. Vale também salientar que o acidente de trabalho não necessariamente ocorre no ambiente de trabalho. Ele também pode ocorrer no percurso indo ou voltando para o trabalho”, explicou.

Em Limoeiro, quando a temática aborda prevenção de acidente de trabalho, a Secretaria de Saúde não fica limitada à data celebrada nacionalmente (27 de Julho). Em vários outros momentos dentro da programação anual da pasta, a ação “Cuidando de quem Cuida” é vivenciada, inclusive, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Já existiram outros momentos onde essa ação aconteceu de forma descentralizada, contemplando outros trabalhadores”, pontuou Kethully.