Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A formação profissional gratuita tem sido constante no município de Limoeiro. Por meio de iniciativas próprias e parcerias, a Prefeitura de Limoeiro tem garantido inúmeras oportunidades de capacitação para jovens e adultos. São aulas teóricas e práticas em diversos segmentos profissionais direcionadas para os moradores da cidade e do campo que buscam a inserção no mercado de trabalho.

Neste mês de março, está sendo realizado o Curso de Eletricista para 12 alunos na sede do Círculo Operário, no Bairro do Alto de São Sebastião. A iniciativa retoma a parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sob a articulação do Sindicato dos Produtores Rurais de Limoeiro.

“O curso tem a finalidade de formar pessoas para a área de eletricidade. São 12 pessoas contempladas neste primeiro momento. Tivemos um grande número de inscrições e vamos fazer outra turma. Esses que iniciaram concluem na próxima sexta-feira, dia 25”, detalhou Diego Feghalli, gerente de Indústria e Comércio, pasta responsável pela coordenação dos cursos promovidos em Limoeiro.

Para o professor do Curso de Eletricista, Geraldo Marcelo, a oportunidade é uma porta de entrada para o mercado de serviços elétricos, setor que apresentou crescimento nos últimos anos. “A partir dos dezoito anos de idade já é possível participar. O curso dura uma semana. São quarenta horas de aprendizagem com reconhecimento dos ministérios da Educação e do Trabalho e reconhecido em todo o Brasil”, explicou Geraldo.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Desde o segundo semestre do ano passado, a gestão municipal ofereceu dezenas de oportunidades de qualificação profissional, entre elas: cursos de bolos e salgados, hortaliças, doces, pães, informática, conservação de forragem-fenação, conservação de forragem-silagem e culinária para comidas regionais. Ao término, os alunos recebem o certificado de conclusão com a marca do Senar, reconhecida nacionalmente.

São oportunidades que sempre estamos abrindo como gestão municipal para todas as pessoas se capacitarem. Sempre é importante essas capacitações para o povo de Limoeiro, para poder também adentrarem no mercado de trabalho”, ressaltou Diego.

O gerente adiantou que outros cursos estão sendo planejados entre a Prefeitura e o Senar. O período de inscrições e as opções serão divulgadas ainda neste semestre.