Arte: Prefeitura de Limoeiro

O município de Limoeiro será contemplado pela 3ª Ação Social e Mutirão de Cirurgias contra Câncer de Pele e outras Doenças Dermatológicas. Promovida pela Prefeitura de Limoeiro, em parceria com o Colégio Brasileiro de Medicina e Saúde (CBMS), a iniciativa retornará à cidade, onde já havia sido realizada nos anos de 2013 e 2015. Os procedimentos iniciais de avaliação dos pacientes serão realizados no dia 18 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 14h, na Policlínica Inacinha Duarte, no Bairro Fernandes Salsa.

Os pacientes interessados no atendimento devem procurar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou o plantão de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do território domiciliar para o cadastramento. Todos os procedimentos são ofertados gratuitamente. “A equipe do CBMS, sob a coordenação do médico Tiago Gondin, vem diagnosticar precocemente e tratar aquelas lesões que precisam passar por algum procedimento cirúrgico”, explica a secretária de Saúde, Paloma Sonally.

Integram o grupo prioritário da ação os pacientes que possuem alguma lesão de pele, mancha ou nódulo. “No dia 18 de fevereiro, eles (pacientes) vão passar pelo monitoramento. Portanto, é muito importante fazer a primeira avaliação. Posteriormente, a equipe retornará para realizar os procedimentos na Policlínica Inacinha Duarte, evitando que a pessoa precise se deslocar ao Recife para algum tipo de procedimento”, detalha a secretária da pasta.

Segundo Sonally, para os procedimentos mais complexos, a equipe médica dará o encaminhamento na própria rede de atendimento, enquanto os de menor complexidade serão feitos na Policlínica Inacinha Duarte. “É importante lembrar que essa parceria já existiu no município. Agora, estamos retomando o projeto”, ressaltou a secretária. Além da estrutura física, a Secretaria de Saúde de Limoeiro também garantirá apoio com a disponibilidade de profissionais da Atenção Básica.

“É importante lembrar que o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, o que corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país e que apresenta altos percentuais de cura se for detectado e tratado precocemente”, alertou Paloma Sonally. O procedimento de menor complexidade é simples e consiste na remoção da lesão, juntamente com as margens laterais do tecido saudável, para que haja a retirada total das células cancerosas.