Foto: Júnior Silva/Web TV É Notícia

Com apoio da Prefeitura de Limoeiro, a Obra Social Santa Isabel (OSSI) realizou, na tarde dessa quarta-feira (23), a culminância dos projetos “Personalidade de Limoeiro” e “Boi de Caboclinhos”. Eles contaram com incentivos financeiros da Empresa Duarte e Albuquerque (DUAL) e do Instituto Octaviano e Inacinha Duarte (IOID), através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). As iniciativas contemplaram os segmentos educacional, cultural e social de centenas de famílias em situação de maior vulnerabilidade.

“O trabalho social é fundamental e vem sendo abrilhantando com essa parceria com OSSI, Prefeitura, Instituto Octaviano e Inacinha Duarte e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Vamos fortalecer essas parcerias porque a gente vê o resultado, a gente vê que os frutos são visíveis e as famílias ficam felizes. É um exemplo fora de série as crianças participando de todas as apresentações”, destacou o prefeito Orlando Jorge, que tem acompanhado pessoalmente o processo de parcerias e a execução dos projetos.
Ainda durante o encerramento, houve a fundação e a apresentação do Boi Estrelinha, um boi de caboclinho formado apenas por crianças com as cores da OSSI (azul e amarelo). A apresentação do grupo infantil encantou os presentes e rendeu convite para integrar a programação natalina da cidade. “Tive a oportunidade de convidá-los para participar da nossa Caminhada de Natal. Com certeza, o Boi Estrelinha vai abrilhantar a caminhada da Avenida Severino Pinheiro até a Praça da Bandeira. Vamos organizar essa grande festa”, adiantou o gestor municipal.

Para a diretora da OSSI, Irmã Ângela Silva, os projetos idealizados pela instituição com o incentivo da iniciativa privada marcam uma nova fase. “Trouxe vigor para instituição e para os educadores. A chegada do IOID em Limoeiro é um divisor de águas. Estávamos com muita dificuldade, desanimados até, e chega o Instituto e traz esse gás para gente. É a presença de Deus em nosso meio, fomentando, em Limoeiro, a capacidade de uma nova vida. Quando alguém investe na OSSI, a OSSI vai e investe nas crianças”, comemorou a religiosa.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Atualmente, a OSSI atende 151 crianças de famílias de baixa renda, divididas em sete turmas, sendo duas no turno da manhã e cinco no período da tarde. Os recursos recentemente recebidos para investimento em estrutura física interna e projetos sociais, a exemplo dos dois que culminaram recentemente, foram possíveis após a regularização do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, exigência da legislação fiscal para garantir que empresas privadas possam reverter deduções de impostos em repasses ao terceiro setor.

“Há cerca de um ano, conseguimos regularizar o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que está contido no Conselho Municipal, para que se tornasse possível doações de empresas voltadas para esse público de vulnerabilidade social e que fossem ações transformadoras. Limoeiro é uma cidade abençoada por ter tido ao longo de tantos anos as Indústrias Reunidas Octaviano Duarte, antiga IRODUSA, hoje, DUAL, com empresários que geraram empregos e fizeram história”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo.

Para a secretária, a Família Duarte mantém o olhar social. “Como é bom ver o dinheiro bem aplicado nessas instituições. Depois da regularização do Fundo, houve um repasse para OSSI e eles fizeram três projetos. A OSSI é uma instituição que tem assento no Conselho Municipal de Assistência Social, com toda documentação correta e atualizada e com permanência de mais de dois anos. É uma entidade parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social, da sociedade de Limoeiro e de um público vulnerável que ao longo de anos eles assistem aqui”, pontuou Flávia.

Novos Parceiros

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Durante a solenidade, o IOID, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Prefeitura de Limoeiro assinaram mais dois convênios para repasses financeiros. Dessa vez, as entidades contempladas foram o Centro de Criação Galpão das Artes e o Espaço Social Palhaço Xililique. Os projetos elaborados pelas duas instituições serão executados a partir do próximo ano.

“A data de hoje celebra alguns resultados plantados durante a pandemia, quando três circos foram cuidados e 25 famílias foram zeladas. Criar laços é estabelecer vínculos, e o que a gente mais acredita é que o Instituto Octaviano e Inácia Duarte, ao lado do Conselho e da Prefeitura, vislumbra um amanhã bem melhor”, disse Fábio André, gestor do Galpão e diretor executivo de Cultura do município de Limoeiro. George Pestana, diretor da Caravana, também comemorou: “É uma grande alegria saber que o nosso projeto está dando bons frutos. É importante essa visibilidade que ganhamos através do Espaço Cultura Palhaço Xililique”.