Em Limoeiro, os trabalhos para prestar assistência à população prejudicada pelas fortes e intensas chuvas que atingiram o município no último final de semana e no início desta semana, e também para restabelecer os serviços básicos, continuam. Conforme o Decreto 072/2022, a “Princesa do Capibaribe” encontra-se em situação de emergência desde o dia 29 de maio devido aos prejuízos a residentes de serras, encostas e loteamentos e aos danos à infraestrutura local e às estradas que ligam a Zona Urbana à Zona Rural.

Na manhã de terça-feira (31/05), o Comitê de Emergência se reuniu na sede da Prefeitura de Limoeiro com os objetivos de avaliar a situação do município em meio ao estado de emergência e traçar estratégias para a recuperação das áreas mais atingidas pelos temporais. As ações de assistência à população estão centralizadas na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, que fica no Bairro do Ponto Certo. Também estão envolvidas nos trabalhos as Secretarias de Planejamento, Governo e Gestão, Saúde, Educação e Esportes, Desenvolvimento Social e Cidadania, Administração e Tecnologia, Defesa Social e Trânsito e de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, juntamente com a Defesa Civil Municipal, a Procuradoria Geral do Município e o Controle Interno.

O Comitê de Emergência de Limoeiro está preparando um relatório com informações detalhadas sobre as áreas mais afetadas e sobre os moradores e moradoras que necessitam de auxílio governamental. O documento será entregue ao Governo do Estado ainda nesta semana. “Com muita responsabilidade e muita dedicação, continuaremos trabalhando para ajudar o nosso município a se recuperar dos prejuízos provocados pelos temporais que atingem não somente o nosso município, mas o Estado de Pernambuco”, garantiu o prefeito Orlando Jorge.

Foto: Divulgação/Jair Ferreira

Já nesta quarta-feira (01/06), a gestão municipal recebeu o secretário estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberes Lopes. Enquanto auxiliar direto do Governo do Estado de Pernambuco, ele acompanhou áreas fortemente atingidas pelas chuvas juntamente com o prefeito Orlando Jorge e o secretário municipal de Planejamento, Governo e Gestão, Marcelo Gomes. Representando o Poder Legislativo Municipal, os vereadores José Nilton Cavalcanti e Roberto Galvão Júnior também participaram da vistoria. A ação faz parte de uma parceria entre as Prefeituras dos municípios que decretaram situação de emergência ou de calamidade pública e o Governo de Pernambuco. O trabalho em conjunto visa acelerar a recuperação das regiões prejudicadas pelos temporais. A Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste foram as áreas mais afetadas.

“Estamos visitando os locais para que o Estado possa dar um grande suporte aos municípios. Levaremos a demanda diretamente ao governador do Estado, para que as ações sejam desenvolvidas e possam ajudar os governos municipais”, afirmou Alberes Lopes, cuja pasta também ficou responsável por monitorar os municípios de Passira e Bom Jardim, vizinhos a Limoeiro no Agreste Setentrional.

Vítima em Limoeiro é identificada, e corpo é resgatado

Também nesta quarta-feira (01/06), por meio de Nota de Pesar, a Prefeitura de Limoeiro informou à população a primeira morte decorrente das fortes e intensas chuvas no município. O trabalhador rural José Melo da Silva, morador da comunidade de Lagoa Vermelha, na Zona Rural, foi vítima de um deslizamento de barreira que soterrou a sua residência.

O corpo da vítima foi localizado ainda na noite de terça-feira (31/05), mas só pôde ser retirado dos escombros na manhã do dia seguinte (quarta-feira, 01/06) devido ao clima chuvoso e ao fato de o local ser de difícil acesso. A operação foi realizada pela Guarda Civil Municipal, pelas Defesa Civil Municipal, pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Infraestrutura e Serviços Públicos, pelo Corpo de Bombeiros e pela 6ª Companhia Independente da Polícia Militar.

“Neste momento de profundo pesar, queremos manifestar a nossa solidariedade aos familiares e amigos de José Melo da Silva pela irreparável perda. Estendemos as nossas condolências aos familiares e amigos de todas as vítimas das intensas chuvas em território pernambucano”, escreveu a PML na nota. Somando a vítima de Limoeiro, Pernambuco agora registra 107 óbitos decorrentes das fortes chuvas.