Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Na manhã desta quinta-feira (17), a Prefeitura de Limoeiro deu um grande passo para a reforma do Mercado Público Municipal, um dos principais cartões-postais da cidade do Agreste de Pernambuco. A Ordem de Serviço para a reforma do prédio de 125 anos de história, que é subordinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, foi assinada pelo prefeito Orlando Jorge, pelo secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Elias Vieira, e pelo representante da Camará Engenharia, empresa responsável pelo projeto, Antônio Gabriel.

O evento da assinatura da Ordem de Serviço contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Limoeiro. Também estiveram presentes o senador da República por Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal por Pernambuco e ex-prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, e o presidente da Associação do Mercado Público e Feirantes de Limoeiro, Vanderlei Melo.

O prefeito Orlando Jorge destacou que a reforma do popular “Mercado de Farinha” faz parte de uma série de iniciativas da gestão municipal para intensificar o Turismo na “Princesa do Capibaribe” e preservar o patrimônio público da cidade. “A reforma do Mercado Público faz parte de um processo de oportunidades, bem como a reforma do antigo Açougue Municipal, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Turismo de Pernambuco e será a nossa Casa da Cultura, a revitalização da Escadaria do Redentor e a construção da nova estátua do Cristo Redentor. Com a transformação desses espaços, vamos melhorar a nossa rede de restaurantes, a nossa rede de hotéis e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o Turismo: comerciantes, mototaxistas, taxistas, artistas, etc. Tem muita coisa que a gente planejou e agora está transformando do papel para a realidade, ou seja, em obras”, comentou.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

A revitalização do Mercado Público Municipal vai melhorar as condições de trabalho dos comerciantes e vai proporcionar um ambiente mais agradável para trabalhadores, consumidores e turistas, apontou Vanderlei Melo. “Essa obra é um anseios de todos que trabalham aqui. E toda a categoria de comerciantes e feirantes terá o compromisso de manter o padrão de qualidade estabelecido pela reforma”, afirmou o presidente da Associação do Mercado Público e Feirantes.

Por sua vez, o representante da Camará Engenharia, Antônio Gabriel, detalhou como o projeto será executado. Segundo o engenheiro, a reforma será feita por partes, de modo que não aconteça um fechamento total do prédio por um longo período de tempo e os trabalhadores não tenham prejuízo. “No primeiro momento, iremos reformar o telhado, as esquadrias e os portões metálicos. Essas reformas acontecerão por partes. Depois, vamos passar granilite e polir todo o piso do Mercado. Vamos recuperar os banheiros, tirar toda aquela cerâmica e recolocar até o teto. Vamos fazer um filtro anaeróbio, atendendo a todas as exigências da Vigilância Sanitária, pois a fossa do Mercado Público, atualmente, não tem capacidade suficiente para suprir toda a demanda do local. Na parte elétrica, iremos instalar medidores de energia em todos os 66 boxes, para que cada comerciante comece a pagar de forma Individualizada a sua energia”, explicou. Antônio pontuou, ainda, que a empresa escolheu prestar serviço à Prefeitura de Limoeiro devido ao compromisso com pagamento em dia. “Como empresa, a gente vai a um lugar onde tem maior certeza de receber. E a gestão de Limoeiro tem se mostrado ótima para nós começarmos obras aqui”, concluiu.

Autor da emenda parlamentar para a reforma do Mercado Público Municipal de Limoeiro, o deputado federal Ricardo Teobaldo se mostrou muito satisfeito com as obras executadas na cidade que governou de 2009 a 2014. “As coisas estão começando a acontecer e não acontecem de uma hora para a outra. A obra da tão falada ponte vai sair do papel. Tem uma creche, uma escola que vai começar a construção. Vai chegar caçamba, vai chegar máquina, vai chegar caminhão-pipa, vai ter asfalto, a obra do Redentor. Então, tudo isso está acontecendo e vai acontecer. E eu me sinto muito feliz por ver a cidade melhorando”, frisou.