Foto: Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro

Diante do cancelamento das festividades carnavalescas pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Limoeiro instituiu, por meio de Lei Ordinária, o Auxílio Emergencial do Carnaval de Limoeiro (AEC). A iniciativa visa conceder benefício financeiro às agremiações que estão impossibilitadas de exercer atividades culturais por causa da sequência da pandemia do novo coronavírus. De autoria do Poder Executivo, o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o auxílio será repassado às agremiações que, comprovadamente, tenham recebido pagamento para apresentação realizada no Carnaval de Limoeiro em 2020. Por meio de chamamento público, os representantes, que devem ser domiciliados no município, estão sendo notificados para apresentação dos documentos de comprovação na sede da secretaria, na Praça da Bandeira.

Foto: Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro

As inscrições ocorrerão entre 10 de fevereiro a 10 de março de 2022. No mesmo período, os documentos das agremiações serão analisados por uma comissão especial. Após dez dias do protocolo, o resultado da análise documental será divulgado. Em caso de inabilitação, o representante da agremiação poderá apresentar recurso, com resultado do julgamento previsto para dez dias corridos. O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Limoeiro: www.limoeiro.pe.gov.br.

O pagamento será realizado em parcela única, sempre após a aprovação dos documentos. De acordo com a lei, os Bois do Grupo de Acesso receberão R$ 1.500,00. Os Bois do Grupo Especial terão direito a R$ 1.750,00. Já o auxílio dos Grupos de “La Ursa” de Carnaval será de R$ 750,00. Com relação às Escolas de Samba, o valor ficou em R$ 3.000,00. Os Blocos Líricos, por sua vez, receberão R$ 1.000,00. Por fim, Maracatus, Calús e Troças de Morto Carregando o Vivo serão contemplados com R$ 750,00.

Foto: Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro

“Na impossibilidade de realizar o Carnaval, em virtude da pandemia da Covid-19 e também da epidemia da Influenza H3N2, nós estamos realizando este auxílio. É muito importante contemplar esses grupos que fortalecem a nossa cultura popular”, destacou a secretária da pasta, Dolores Carmen. O auxílio recebido pelas agremiações carnavalescas refletirá diretamente no fortalecimento da Economia local, tendo em vista a circulação do dinheiro no comércio da cidade.