Foto: Jair Ferreira/Divulgação

“Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”. O histórico bordão do personagem “Paulo Cintura”, comediante da Escolinha do Professor Raimundo, sempre é atual. No planejamento das ações da Prefeitura de Limoeiro, a história não é diferente. Dando continuidade à programação do Mês da Mulher, foi promovido, na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Secretaria Executiva da Mulher, o Momento de Saúde da Mulher (MSM).

Vários serviços foram ofertados gratuitamente para as limoeirenses na programação do evento, dentre eles: testes rápidos para Sífilis e Hepatite B e C; avaliação nutricional; avaliação em saúde bucal; atendimento em Fisioterapia; e aferição de pressão arterial e glicemia. As atividades ocorreram através de uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Saúde, com articulação da Secretaria Executiva da Mulher.

“Estamos promovendo, neste mês da mulher, uma série de ações. Começamos com a Campanha do KM 70 e seguimos com algumas discussões sociopolíticas, exibição de vídeos e debates com as mulheres dos cursos profissionalizantes e do Programa Idoso em Movimento. Hoje, promovemos o Momento da Saúde da Mulher, contemplando aproximadamente 50 mulheres”, destacou a secretária executiva da Mulher, Maria da Conceição Amorim.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Os serviços oferecidos foram comemorados pelas participantes. Uma delas foi a aposentada Cícera Arantes, moradora da comunidade rural de Gameleira. “Estou feliz, pois cada vez mais a gestão mostra trabalho e preocupação com as mulheres. Esse evento é muito bom, pois nem todo tempo temos um médico disponível nem toda hora tem uma ficha no posto médico. E aparecer tudo isso grátis é algo excelente. Hoje temos incentivo para cuidarmos da saúde”, comentou Cícera.

As avaliações que começaram durante o Momento de Saúde da Mulher não param. De acordo com a profissional em saúde Thaynara Fernanda, integrante da Atenção Básica de Limoeiro que participou dos atendimentos do MSM, dependendo da necessidade da usuária, ela retorna para casa com data agendada para acompanhamento e sequência dessa avaliação na Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu território domiciliar.

“Esse momento tem sido muito oportuno. De acordo com o momento que estamos vivenciando, onde muitas doenças foram invisibilizadas pela Covid e agora chegou a hora de retornar. Então, estamos aproveitando o mês de março, o mês em alusão à luta pela saúde da mulher. Além disso, estamos intensificando nas próprias Unidades Básicas a realização do citopatológico e das mamografias, e reforçando a necessidade de buscar os serviços de saúde”, reforçou Thaynara.