Valorização: a palavra define o encontro realizado entre a Prefeitura de Limoeiro e as agremiações carnavalescas de Cultura Popular para comunicar e apresentar detalhes sobre a habilitação para concessão do Auxílio Emergencial do Carnaval (AEC). Por conta da pandemia do novo coronavírus, os grupos estão impossibilitados de desenvolver atividades culturais pelo segundo ano consecutivo no município. A reunião ocorreu na noite da última quarta-feira (16), no auditório do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícius Vilaça, na Praça da Bandeira.

De acordo com a Portaria 64 de 17 de fevereiro de 2022, a gestão municipal contemplará 27 agremiações com o AEC. Publicada no Diário Oficial dos Municípios, a lista (confira abaixo) traz blocos líricos, bois de caboclinhos, ursos, escolas de samba, calú, maracatu e troças do morto carregando o vivo. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, todos os grupos tiveram os documentos validados por uma comissão de análise, conforme estabelecido no Chamamento Público, oriundo de Lei Ordinária aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores.

“É um auxílio, tendo em vista que os grupos estão impossibilitados de participar das festividades carnavalescas, pois temos os decretos municipais e estaduais que impossibilitam a realização do Carnaval. Então, é uma maneira de salvaguardar a tradição limoeirense”, destacou a secretária da pasta, Dolores Carmen. As agremiações carnavalescas de Cultura Popular que obedeceram aos requisitos elencados na Lei receberão recursos financeiros para amenizar os prejuízos ocasionados pela proibição dos eventos.

Entre as principais exigências estão: ter participado como atração do Carnaval de 2020 e ter recebido pagamento por parte da Prefeitura de Limoeiro pelo serviço prestado; ser sediado no município de Limoeiro; e ter o cadastro na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. O pagamento será realizado em parcela única, sempre após a aprovação dos documentos, em até dez dias corridos. Para conferir a Lei, o Chamamento Público e os Anexos, o representante da agremiação deve acessar o site oficial da Prefeitura: www.limoeiro.pe.gov.br.

De acordo com a Lei, os Bois do Grupo de Acesso receberão R$ 1.500,00. Os Bois do Grupo Especial, por sua vez, embolsarão R$ 1.750,00. Já o auxílio dos Grupos de “La Ursa” de Carnaval será de R$ 750,00. Com relação às Escolas de Samba, o valor ficou firmado em R$ 3.000,00. Os Blocos Líricos, por sua vez, receberão a quantia de R$ 1.000,00. Por fim, Maracatus, Calús e Troças de Morto Carregando o Vivo serão contemplados com R$ 750,00. A previsão é de que até a próxima terça-feira (22) os auxílios sejam depositados nas contas dos representantes das agremiações.

“Nossa Cuultura Popular está representada, sobretudo, na sua essência, com o Carnaval, com o São João, e com todas as festividades que esse pessoal promove com suas próprias forças e tradições. É de grande importância esse gesto que estamos fazendo para manter a chama acesa, para manter a Cultura Popular cada vez mais pujante, e para dizer a essas pessoas que elas são importantes para cidade”, enfatizou o prefeito Orlando Jorge, que também participou do encontro e conversou detalhadamente sobre o auxílio com os carnavalescos.

O gestor municipal também ressaltou que não existe contrapartida para o Auxílio Emergencial do Carnaval. “É um auxílio, como o próprio nome está dizendo. Ninguém precisa prestar conta. É pegar o recurso e investir nos seus brincantes, nas pessoas que fazem a Cultura Popular de Limoeiro”, pontuou. “Se Deus quiser, a gente vence a pandemia e vamos realizar um grande São João, e em 2023 faremos um grande Carnaval, o Carnaval da alegria do nosso povo”, completou Orlando em tom otimista.

“Quero agradecer à gestão municipal, do fundo coração, pela sensibilidade para com a nossa causa e por nos ajudar neste momento tão difícil que é a pandemia. O Auxílio Emergencial do Carnaval vai ajudar nossas agremiações a sobreviverem e vai manter viva a nossa Cultura Popular”, pontuou o vice-presidente da Liga de Bois e Caboclinhos de Limoeiro, Adilson Ferreira.

Recursos do município

O AEC está sendo garantido por meio de recursos próprios da Prefeitura de Limoeiro. O município não recebeu repasses pontuais dos governos Estadual e Federal para essa iniciativa. “Esse é um recurso que a gente economizou. Eu costumo dizer que é um recurso vermelho, branco e verde, que são as cores da bandeira do nosso município, e que a gente está, este ano, fazendo esse gesto que é o auxílio”, finalizou Orlando Jorge.

Confira as agremiações de Cultura Popular contempladas pelo Auxílio Emergencial do Carnaval de Limoeiro:

Bloco Lírico Eterno Carnaval
Escola de Samba Mocidade Independente
Escola de Samba Verde e Branco
Calú Prudente
Morto Carregando O Vivo (Representante: Manoel José Pereira de Lima)
Morto Carregando O Vivo (Representante: Yago Henrique da Silva)
Maracatu Estrela Brilhante