Foto: Júnior César/Prefeitura de Limoeiro

Em publicação nas suas páginas oficiais no Instagram e no Facebook, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, transmitiu à população informações atualizadas referentes ao protocolo de isolamento para a Covid-19. As orientações pós-testagem seguem as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Os pacientes que estão com sintomas de Covid-19, tais como tosse seca, coriza, febre, dores no corpo e perda de olfato e paladar, e testam positivo para a doença devem cumprir sete dias de isolamento domiciliar mais 24h sem sintomas (a partir do primeiro dia de sintoma) para o retorno ao convívio social.

Por sua vez, aqueles que apresentam sintomas e testam negativo têm de cumprir a quarentena durante sete dias, visto que se trata de um provável caso de Influenza, e aguardar 24h sem febre para sair do isolamento. Neste momento, devido à alta demanda, a testagem para Influenza só é feita em casos graves ou em óbitos nos quais a Influenza aparece como possível causa.

A testagem de Covid-19 também é importante para as pessoas que não apresentam sintomas gripais e, no entanto, tiveram contato com quem testou positivo para coronavírus. Se os testes desses pacientes detectarem a Covid-19, essas pessoas serão orientadas a ficar isoladas durante sete dias mais 24h (a partir do resultado do exame).

Por fim, para quem está sem sintomas e testa negativo para o novo coronavírus, a quarentena não é necessária.

Além disso, não é necessário realizar nova testagem para sair do isolamento.

Conforme informação veiculada pelo Ministério da Saúde, trabalhadores que testarem positivo para coronavírus não precisarão apresentar atestado médico aos seus empregadores. O teste positivo para Covid-19 já implica no afastamento imediato do local de trabalho.

Matéria publicada em 29/01/2022, às 22h35, e editada em 02/02/2022, às 20h40, após a atualização do protocolo de isolamento por parte do Governo do Estado de Pernambuco