Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

O mês de fevereiro marcou o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Limoeiro. De forma gradativa, durante três semanas, os mais de cinco mil alunos matriculados na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais) iniciaram o ano letivo nas escolas e creches. O secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo, fez um balanço dos primeiros dias de aula e destacou o processo de planejamento realizado de forma integrada entre secretarias, vereadores, sociedade civil e representação dos professores.

“Esse trabalho foi fruto de um amplo debate envolvendo setores da sociedade civil, e toda a discussão foi feita buscando construir esse retorno seguro e equilibrado, considerando ainda que vivemos um período de pandemia”, comentou Fernando. “O retorno aconteceu conforme estava planejado e, após o recesso de Carnaval, demos andamento ao processo de retorno. As escolas estão funcionando, e o trabalho está sendo realizado com o monitoramento da Secretaria de Educação”, completou.

O secretário também falou sobre a estrutura dos prédios das escolas municipais. Segundo Fernando Melo, foi realizado um levantamento da realidade das unidades, para que fosse iniciado um processo de manutenção da infraestrutura das escolas. “Esse processo vem sendo elaborado desde o ano passado e, no dia três de março, tivemos o momento de habilitação das empresas para fazerem a obra de manutenção. Doze empresas se habilitaram e estão sendo analisadas”, explicou.

Após a validação da habilitação, Melo prevê que na semana seguinte seja dado prosseguimento ao processo de licitação para que, na sequência, ocorra efetivamente a manutenção de todas as escolas. Ele também relembrou que, pontualmente, reparos estão sendo feitos desde o ano passado. De acordo com o secretário, o processo geral de manutenção e revitalização dos prédios escolares contemplará 22 unidades espalhadas pela sede e pela zona rural.

Sobre o transporte escolar, que também esteve na pauta do gestor educacional, ao assumir a pasta, em janeiro de 2021, ele contava apenas com um ônibus disponível. Atualmente, a Prefeitura de Limoeiro dispõe de 17 veículos. “Estamos aumentando a quantidade de rotas ativas para o ensino superior de cinco para seis. Apesar de não termos uma legislação que obrigue a Prefeitura a fazer esse transporte, temos a consciência. É uma posição do governo municipal de apoiar os estudantes universitários”, ressaltou o secretário.

No balanço do início do ano letivo, Fernando Melo citou a importância da participação do Conselho Municipal de Educação. Ele listou a contribuição na construção do calendário escolar e da programação de retorno às atividades presenciais. O Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente também estão sendo convidados para os debates. “Aqui estamos para receber informações, críticas e sugestões. A partir daí, a gente vai alinhando o nosso planejamento”, finalizou.