Foto: Secretaria Municipal de Saúde

O oitavo mês do ano é dedicado ao Agosto Dourado, campanha de incentivo ao aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de, até o ano de 2025, aumentar em 50% a taxa de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida, entendendo a importância do alimento tanto para o bebê quanto para a mãe.

Em Limoeiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está vivenciando a campanha nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Promovida em parceria com o Programa Mãe Coruja, do Governo do Estado, a programação incluiu palestras, ações educativas e confraternizações entre as mamães e as profissionais de Saúde.

Foto: Secretaria Municipal de Saúde

A secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally, destacou a mobilização dos profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde para a vivência do Agosto Dourado. Além de reforçar o vínculo afetivo entre as mães e os seus filhos, a amamentação protege os bebês contra diarreias, infecções respiratórias e alergias e reduz os riscos de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. “Amamentar é cuidar do futuro”, pontuou.

Para saber mais detalhes sobre os benefícios da amamentação, acesse o portal do Ministério da Saúde. Vale sublinhar que, mesmo reforçando o sistema imunológico dos bebês, o aleitamento materno não exclui a necessidade do cumprimento do calendário de vacinação das crianças.