O 3º Festival das Crianças de Limoeiro, evento promovido na Praça da Bandeira pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes e da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com o Parque Santo Antônio, garantiu a alegria da criançada na primeira quinzena de outubro, mês dedicado à infância no Brasil. A abertura foi realizada no dia 4 de outubro e teve as participações especiais do Palhaço Xililique, do Palhaço Jajá e da Banda Marcial Linaldo Gomes Mariano, da Escola Municipal Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino. A programação seguiu até o último domingo (15) e contou com as visitas das escolas das Redes Municipal, Estadual e Privada de Ensino ao Parque Santo Antônio dos dias 4 a 11, o 3º Passeio Ciclístico das Crianças no feriado do dia 12 e uma data (13) dedicada a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na avaliação da secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmen, o trabalho integrado entre as pastas da administração pública municipal e o comércio local concretizou o grande sucesso da terceira edição do Festival das Crianças. “A gente quer agradecer a todo mundo que participa, principalmente à parceria de todas as Secretarias envolvidas: Cultura, Educação, Desenvolvimento Social, Defesa Social e Saúde. É muito importante esse envolvimento de todos, sobretudo do comércio, que nos ajudou com os sorteios dos brindes do Passeio Ciclístico. Proporcionar dias felizes às crianças é motivo de felicidade para todos nós”, declarou.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, a programação dedicada às crianças já virou tradição em Limoeiro. E o Passeio Ciclístico realizado na quinta-feira passada (12), no feriado nacional dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que coincide com o Dia das Crianças, é parte importante das festividades. A Praça do Horto Florestal foi o palco da concentração das crianças, que estavam equipadas em suas bicicletas juntamente com suas famílias. O percurso, por sua vez, compreendeu a Rua da Alegria e a Praça da Bandeira. “Animamos a meninada e as famílias. E pudemos sentir o sorriso e a alegria de cada criança contemplada. Tivemos total apoio do comércio e da população. As inscrições aconteceram nas Secretarias de Educação e de Cultura e, também, na concentração do passeio. E todos os participantes tiveram a oportunidade de participar do nosso sorteio de brindes”, afirmou.

Bastante entusiasmado com os 12 dias de festa, o prefeito Orlando Jorge destacou que o engajamento para o Festival das Crianças foi significativo, incluindo uma participação especial do Coletivo Dona Maria do Confeito, da comunidade rural de Gameleira, na chegada do Passeio Ciclístico. “As crianças e as famílias abrilhantam essa grande festa. E também contamos com a entrega de confeitos do Coletivo Dona Maria do Confeito, lá de Gameleira, que fez a alegria da criançada. Prestigiamos as crianças de todas as redes de ensino no nosso festival”, pontuou.

Um dia após o Passeio Ciclístico, a programação deu show de inclusão com a visita das crianças da clínica TEAmor Terapias Integradas ao Parque Santo Antônio na Praça da Bandeira. A coordenadora da TEAmor, Georgiane Brandão, sublinhou o incentivo à socialização das crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). “Elas puderam vivenciar experiências que nunca tinham vivenciado. Interagiram com outras crianças e tiveram momentos maravilhosos com suas famílias, que muitas vezes deixam de ter uma vida social porque não sabem como lidar com as crianças em público. Somos gratos à Prefeitura por ter proporcionado este dia tão importante para o desenvolvimento das nossas crianças”, relatou a fonoaudióloga.

“Foi uma experiência formidável”, definiu Pastor Ivaldo, pai de uma criança com TEA. “É muito lindo ver nossos filhos interagindo com outras crianças. Isso é inclusão. É muito bom para eles, é muito bom para os pais, é muito bom para a sociedade. Dessa forma, a gente quebra tabus, ensina e aprende”, concluiu.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro