No Brasil, o mês de outubro é dedicado às crianças, com direito a um dia de homenagem que coincide com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. Nessa época, creches e escolas se organizam para oferecer programações divertidas aos seus alunos de 0 a 12 anos de idade, faixa etária da infância. Em Limoeiro, os festejos vão além, com o Festival das Crianças promovido pela Prefeitura na Praça da Bandeira. A ação, que conta com parque de diversões, musicais e brincadeiras pela manhã, à tarde e à noite, é desenvolvida através de uma exitosa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Esportes e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Este ano, a terceira edição do Festival das Crianças de Limoeiro está marcada para acontecer dos dias 4 a 15 de outubro. O pontapé inicial ocorreu na manhã desta quarta-feira (4), na Praça da Bandeira, com as participações especiais do Palhaço Xililique, do Palhaço Jajá e da Banda Marcial Linaldo Gomes Mariano, da Escola Municipal Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino. O momento também marcou a abertura do Parque Santo Antônio, que, por mais um ano consecutivo, garante a alegria da criançada no décimo mês do ano através de uma grande parceria com o Governo Municipal. O parque de diversões marca presença na “Princesa do Capibaribe” em outras épocas do ano, mais precisamente na tradicional Festa de São Sebastião, em janeiro, e no grandioso São João de Limoeiro, em junho.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Orlando Jorge destacou os momentos inesquecíveis que o Festival das Crianças proporciona desde o seu lançamento, em outubro de 2021. “Muitas crianças não têm condições de ir a um parque de diversões porque moram em bairros mais afastados ou na Zona Rural, ou por causa da condição financeira de seus pais. E a gente consegue realizar esse sonho delas através de um grande trabalho de articulação com as escolas das Redes Municipal, Estadual e Privada e com as Secretarias de Educação e de Cultura”, disse o gestor municipal.

Toda a programação é promovida com cuidado e com carinho. “A gente conta com uma grande colaboração de todos os professores e de todos os profissionais de Educação e da Cultura para poder proporcionar esses dias de felicidade às nossas crianças. Tenho certeza de que essa festa jamais sairá do coração delas”, concluiu Orlando Jorge.

O secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, forneceu mais detalhes sobre a programação. “Já organizamos todas as visitas das escolas ao parque para o período até o dia 11 de outubro. Cada escola já foi informada sobre a sua data. As visitas ocorrerão até o dia 11, uma quarta-feira, porque as instituições de ensino irão emendar o feriado de 12 de outubro, na quinta, com o recesso do Dia do Professor, que será antecipado para o dia 13, na sexta. Porém, o parque estará na cidade até o domingo, dia 15. Todos terão a oportunidade de aproveitar esse momento muito especial”, afirmou.

A secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen, mostrou-se entusiasmada com a realização do Festival das Crianças pelo terceiro ano consecutivo. “Estaremos transformando a Praça da Bandeira em um palco de magia, diversão e encantos. Nossas crianças merecem”, pontuou.