Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Dos dias 21 a 28 de agosto, o município de Limoeiro vivenciou a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, cujo tema abordado foi: “Limoeiro: Construção de uma identidade inclusiva e acessível”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, o ciclo de atividades teve o objetivo de trazer debates e ações que promovem a inclusão. De acordo com dados da pasta educacional, 238 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro são PCDs (pessoas com deficiência), com diagnóstico comprovado, e aproximadamente 100 alunos estão em fase de investigação.

O pontapé inicial da programação foi dado na segunda-feira (21), no auditório da Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti (ETE Limoeiro), onde as professoras Lúcia Rodrigues e Luciana Vicente, responsáveis pela coordenação de Educação Inclusiva ministraram uma palestra com o tema: “Inclusão ou Integração”. A ação teve o objetivo de sensibilizar os 150 alunos das turmas do 2° Ano do Ensino Médio a combater o preconceito contra as pessoas com deficiência.

Manhã Recreativa

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Na sequência, na terça-feira (22), a Manhã Recreativa trouxe uma programação muito divertida para a Arena Limoeiro, tendo como público prioritário os estudantes com deficiência da Rede Municipal de Ensino e suas famílias. “É uma grande alegria poder reunir as famílias dos estudantes que precisam de carinho e de cuidados especiais. A Arena Limoeiro é um espaço belíssimo, que nos permite proporcionar esse momento especial. É prazeroso estar aqui com os professores, as comunidades escolares, as mães e os estudantes”, afirmou o prefeito Orlando Jorge, que prestigiou o evento.

Uma das contempladas pela ação foi Dona Cleide, mãe de aluno com deficiência da Rede Municipal de Ensino. “Estou muito feliz e muito orgulhosa desse projeto lindo e maravilhoso”, comemorou.

Capacitação dos apoiadores escolares

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Além do lazer, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência trouxe compartilhamento de experiências e difusão do conhecimento. Na noite de quarta-feira (23), no auditório da Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe, os apoiadores escolares da Rede Municipal de Ensino participaram de uma capacitação ministrada pelas coordenadoras de Educação Inclusiva, Lúcia Rodrigues e Luciana Vicente.

Uma das profissionais que participaram da palestra, que abordou o tema “O papel do apoio escolar no processo de inclusão”, foi a apoiadora Georgeana, do Centro Municipal de Educação Infantil Sagrada Família. “Foi uma experiência gratificante. O aprendizado sempre é necessário. Eu auxilio uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que tem dificuldades na fala e na locomoção. Mas sempre gesticula, pede ajuda e se comunica. É uma criança muito inteligente”, destacou.

II Encontro de Surdos e Ouvintes

Foto: Aline Rêgo/Prefeitura de Limoeiro

O encerramento da programação foi realizado na tarde da última segunda-feira (28), no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC). O II Encontro de Surdos e Ouvintes contou com emocionantes apresentações de alunos do projeto “Mãos que Dão Asas”, iniciativa dedicada a construir uma sociedade mais inclusiva, harmônica, fraterna, democrática e justa. Os estudantes transmitiram mensagens de acessibilidade, solidariedade e aprendizado.

“O projeto abrange as Escolas Municipais que têm alunos surdos: Nossa Senhora dos Anjos, Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo, Salomão Ginsburg, Presidente Tancredo Neves e Manoel Marques da Silva. Estamos juntos na missão de construir uma cidade de Limoeiro mais inclusiva”, explicou a coordenadora de Educação Inclusiva, Lúcia Rodrigues.

No evento, as cinco intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Rede Municipal de Ensino foram homenageadas pelas equipes gestoras, pelas professoras e pelos estudantes. “É muito gratificante ver a evolução do aluno, que está alfabetizado na sua língua materna e interage naturalmente com os colegas de classe, a família e todos ao seu redor. A Libras insere a comunidade surda na sociedade e contribui para um Brasil mais inclusivo, acessível e democrático”, afirmou a professora intérprete Layanne Arruda, que atua na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos desde o ano de 2017 e coordena o Coral Anjos da Libras, fundado em dezembro do mesmo ano com o intuito de promover inclusão através da música. O projeto liderado pela intérprete Layanne e vivenciado na instituição de ensino, que se localiza na Comunidade da Linha, no Bairro Santa Luzia, inspirou o “Mãos que Dão Asas”, criado pelo governo municipal em 2021.