Arte: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Nesta segunda-feira (21), a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE), deu início ao ciclo de atividades da Semana da Pessoa com Deficiência. O tema abordado é: “Limoeiro: Construção de uma identidade inclusiva e acessível”. A programação tem o objetivo de trazer debates e ações que promovam a inclusão. A abertura oficial aconteceu nesta manhã, por meio de entrevistas da diretora executiva de Desenvolvimento da Educação, Valquíria Pinto, e da coordenadora de Educação Inclusiva, Lúcia Rodrigues, em emissoras de rádio locais.

De acordo com dados da SMEE, 238 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro são pessoas com deficiência, com diagnóstico comprovado, e aproximadamente 100 alunos estão em fase de investigação. “A Semana da Pessoa com Deficiência é um importante período para conscientizar a sociedade sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. É uma oportunidade para promover a igualdade e celebrar a diversidade”, destacou a coordenadora do setor responsável por atender as demandas dos estudantes com deficiência e suas famílias na Rede Municipal de Ensino, Lúcia Rodrigues, em entrevista à Rádio Cultural 96.3 FM.

Por sua vez, a diretora executiva Valquíria Pinto pontuou que diversos profissionais estão envolvidos na mobilização não apenas na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, mas diariamente. Pontualmente, as Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania oferecem apoio. “Além dos professores do ensino regular, temos profissionais nas Salas de Recursos, especialistas que têm o dever e a dinâmica de orientar, participar e monitorar. E contamos com 110 apoiadores escolares nas salas de aula. A Secretaria de Educação também está sempre à disposição para dar orientações e tirar dúvidas”, explicou.

O pontapé inicial da programação foi dado no auditório da Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti (ETE Limoeiro), onde as professoras Lúcia Rodrigues e Luciana Vicente, responsáveis pela coordenação de Educação Inclusiva ministraram uma palestra com o tema: “Inclusão ou Integração”. A ação teve o objetivo de sensibilizar os 150 alunos das turmas do 2° Ano do Ensino Médio a combater o preconceito contra as pessoas com deficiência.

Na sequência da programação, haverá manhã recreativa para os estudantes, formação para os apoiadores escolares e a 2ª edição do Encontro de Surdos e Ouvintes, além de atividades que serão vivenciadas internamente nas instituições de ensino.

Confira a programação completa:

21/08 (segunda-feira)
Palestra: “Inclusão ou Integração?” – Local: ETE Limoeiro. Horário: Das 8h30 às 9h30.

22/08 (terça-feira)
Manhã Recreativa. Local: Arena Limoeiro. Horário: Das 8h às 12h.

23/08 (quarta-feira)
Formação para os apoiadores escolares – Tema: “O papel do apoio escolar no processo de inclusão”. Local: GRE Vale do Capibaribe. Horário: 19h.

28/08 (segunda-feira)
II Encontro de Surdos e Ouvintes. Local: CDL Limoeiro. Horário: Das 13h30 às 16h30.