Participação do PIM e do CCI no II Festival das Crianças, em outubro de 2022 (Foto: Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro)

O município de Limoeiro novamente se destaca. Dessa vez, na infraestrutura, nos equipamentos de saúde básica e preventiva, nas ações de lazer e cidadania e no acolhimento daqueles que ingressam na terceira idade. Um estudo realizado pelo Instituto Mongeral Aegon colocou Limoeiro entre as 20 melhores cidades do Nordeste do Brasil para a população idosa. A iniciativa da entidade utilizou como base da pesquisa o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL).

De acordo com a Mongeral, o modelo traz 50 indicadores, considerando pontos como cuidado de saúde, bem-estar, cenário financeiro, habitação, educação e cultura. Estatística de desemprego, segurança e expectativa de vida também são fatores analisados. O estudo é dividido em dois grupos: cidade menores (com menos de 100 mil habitantes) e cidades maiores (com mais de 100 mil habitantes). Limoeiro, localizado no Agreste de Pernambuco, está inserido no primeiro grupo.

O estudo também sugere que uma cidade com capacidade de oferecer boa qualidade de vida para quem desfruta da “melhor idade” tem o mesmo potencial de oportunizar as mesmas condições para as demais faixas etárias. Com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 56 mil habitantes, Limoeiro demonstrou bons índices nos variados indicadores, ficando em segundo lugar no grupo de cidades menores, atrás apenas de Picos, no Piauí.

Batizada de “Princesa do Capibaribe”, a cidade demonstra forte vocação para o comércio (varejista e atacadista), recebendo compradores de cerca de 10 municípios da região, aponta o levantamento. O patrimônio histórico e a riqueza arquitetônica de prédios públicos e privados – que remontam ao período do Brasil Colonial – são outros fatores positivos na história da cidade, somados à diversidade econômica e cultural, além da forte produção agrícola.

Avanços na atual gestão

Pastoril do PIM na 132ª Festa de São Sebastião de Limoeiro (Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro)

As ações voltadas à população idosa foram intensificadas. Inicialmente, podem ser citadas a recuperação e a revitalização de áreas de lazer, a exemplo de praças e academias da saúde, e a reforma do Centro de Convivência de Idosos (CCI), espaço de referência no acolhimento da população da terceira idade, onde são ofertados jogos, alimentação, repouso, rodas de diálogo e festejos alusivos às datas comemorativas, entre outras atividades.

A Prefeitura de Limoeiro também retomou o Programa Idoso em Movimento (PIM), iniciativa que contempla centenas de idosos com atividades físicas, acompanhamento psicológico, passeios, cursos profissionalizantes e agendas culturais e esportivas. Composto em sua maioria por mulheres, o espaço também é aberto aos homens. Os participantes são divididos em núcleos espalhados pela cidade e pelas comunidades rurais, o que facilita a participação dos idosos. Eles também participam de uma exitosa iniciativa cultural, o Pastoril do PIM, que se apresentou no Natal na Terra Amada 2022 e na Festa de São Sebastião 2023. Além disso, a Quadrilha Junina do PIM está confirmada como uma das atrações do Palco da Alegria, na Rua da Alegria, no São João de Limoeiro 2023.

Ainda dentro do trabalho direcionado aos idosos, outro importante fator que merece destaque é a pontualidade no pagamento dos salários e pensões dos aposentados e pensionistas do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Limoeiro (LimoeiroPrev). Desde o início da atual gestão, mensalmente, os pagamentos são creditados nas contas dos beneficiários com antecedência ao último dia útil de cada mês, gerando o fortalecimento da economia local.

E não para por aí. No último dia 15 de maio, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, o Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC) e o Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID) formalizaram um importante Termo de Colaboração a ser destinado à população idosa. A partir do mês de julho, idosos limoeirenses em situação de vulnerabilidade e ociosidade terão direito a atividades de lazer, recreativas e nutricionais no Instituto Padre Luís Cecchin. As ações serão realizadas em frequência semanal.

Resultados da pesquisa

Festa das Mães das integrantes do CCI de Limoeiro (Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro)

Entre as cidades pequenas com melhor classificação no levantamento sobre qualidade de vida para os idosos, além de Picos (PI) e Limoeiro (PE), estão Euzébio (CE), Floriano (PI), Cascavel (CE), Caicó (RN), Campo Maior (PI), Currais Novos (RN), Cabedelo (PB) e Iguatu (CE). Já entre as cidades grandes estão: Aracaju (SE), Parnamirim (RN), Lauro de Freitas (BA), São Luís (MA), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Olinda (PE), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Ilhéus (BA).