Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Ciente da responsabilidade com os cidadãos, a Prefeitura de Limoeiro realizou uma importante ação na manhã desta terça-feira (19). No auditório da Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti (ETE Limoeiro), onde a Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves está funcionando temporariamente, enquanto o projeto da nova escola não é concluído, a equipe gestora da instituição de ensino e o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, reuniram-se com a comunidade escolar para falar sobre o projeto e as perspectivas para a obra.

Haverá uma reconstrução, literalmente. Localizada no Sítio Coqueiros, a escola precisou ser demolida, pois, conforme laudo apresentado pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Educação e Esportes, a antiga estrutura apresentava risco de desabamento e, consequentemente, ameaçava a integridade dos profissionais e dos estudantes. “É natural que as mães e os pais demonstrem preocupação com a demolição da antiga escola e com o fato de ainda não termos levantado a nova escola, mas tomamos a melhor decisão para o momento, o projeto já existe, e informamos a todos que os trabalhos já estão sendo realizados”, destacou o representante do Poder Executivo Municipal na reunião, o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo.

O projeto da nova escola conta com nove salas de aula, refeitório, quadra coberta, biblioteca e espaço de convivência, sendo uma escola Padrão 2 nos critérios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC). “A escola com certeza vai atender as necessidades da comunidade dos Coqueiros, da Serra da Maúna, do Sítio Olho D’Água e adjacências. A estrutura ficará marcada para essas comunidades e para as futuras gerações”, garantiu Fernando.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Os trabalhos para a construção do prédio, inclusive, já começaram. “O terreno está sendo preparado. Ele teve que ser ampliado tanto no seu cumprimento como na sua largura. Conseguimos resolver a pendência documental e legalizar o terreno. Enfim, todos os trabalhos para garantir as condições da construção da escola estão praticamente concluídos”, informou o secretário.

Os próximos passos são os trâmites burocráticos, que garantirão maior transparência ao projeto. O orçamento da obra está previsto em R$ 9 milhões. O Governo Municipal está “arregaçando as mangas” para garantir boas notícias à comunidade escolar no próximo ano letivo. “O processo burocrático está em andamento. A partir daí, buscaremos uma emenda parlamentar junto à senadora Teresa Leitão, que vai assegurar os recursos para a construção da escola. Esperamos que, a partir de fevereiro de 2024, quando se encerra o recesso parlamentar, a gente possa trazer uma notícia concreta do processo de reconstrução da Escola Tancredo Neves. Estamos trabalhando para garantir que os recursos cheguem e a gente garanta uma escola com o padrão que a comunidade merece”, pontuou Fernando Melo.

Enquanto a Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves não é totalmente reconstruída, a comunidade escolar continuará frequentando o espaço da ETE Limoeiro. Portanto, a equipe profissional, os estudantes e as famílias continuarão tendo à disposição uma estrutura ampla e acolhedora. “Este ano, assinamos um documento que garantiu a convivência das duas escolas no mesmo prédio. Estaremos assinando agora, no final de 2023, um novo documento para renovar a convivência por mais um ano, enquanto a Tancredo Neves não é reconstruída. Quero agradecer à gestão da ETE, à GRE Vale do Capibaribe e à Secretaria de Educação do Estado pela articulação e pela parceria”, concluiu o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro.