Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

Com a assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a cobertura do Pátio do Mangaio e da Feira da Banana, a Prefeitura de Limoeiro está iniciando a transformação de mais uma pauta do Plano de Governo em realidade. O ato aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), com a efetiva presença dos feirantes que comercializam no local, além de lojistas do entorno da área que também serão beneficiados. A obra vai proporcionar mais comodidade e mais segurança para comerciantes e consumidores que mantêm a tradição da feira livre viva e forte no centro da cidade.

Atualmente, o pátio não conta com nenhuma área coberta adequadamente, sendo os bancos protegidos de sol e chuva apenas pelas lonas individuais. Dentro do projeto, além da cobertura da área, também estão a instalação de novos bancos padronizados e o reordenamento da feira. Os recursos para a execução da obra são oriundos de parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, através de emenda parlamentar indicada pelo então deputado federal Ricardo Teobaldo, e mais contrapartida do Governo Municipal.

“A Feira do Mangaio e a Feira da Banana estão em nosso Plano de Governo desde quando a gente começou a trabalhar a possibilidade de voltar para a política. Quero dizer que, para esses planos, a gente elabora projetos e fica aguardando a parceria com as outras esferas de governo. Essa obra é em parceria com o Ministério do Turismo. Então, a gente tinha que aguardar o Ministério liberar os recursos para poder fazer o que nós estamos fazendo hoje”, destacou Orlando, que pessoalmente visitou os feirantes para explicar detalhes da obra.

Antes da assinatura da OS, o gestor municipal também apresentou o plano de organização da feira para o período da obra, tendo em vista a necessidade do deslocamento dos bancos para espaços próximos. “Vamos ter dois espaços para os feirantes comercializarem nos três turnos, se quiserem, com iluminação moderna, coberta e organização. Essas duas áreas serão a ‘mini Ceasa’ de Limoeiro”, enfatizou o prefeito, reforçando a necessidade de os feirantes seguirem as orientações da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio Ambiente, pasta responsável pelo ordenamento da feira livre.

De acordo com a gestão municipal, com prazo de conclusão para 180 dias, serão investidos na obra um total de R$ 921.841,00. Para o feirante Marcone, o popular “Montilla”, a cobertura do pátio vai melhorar a feira livre. “Muito bom, porque vai ter organização, tirar aquele povo da rua e colocar aqui (no espaço coberto). Vai ficar tudo localizado num ambiente só. Vai ter a limpeza, que será bem melhor. Vai ter fiscalização. No período chuvoso, não vai ter lama. Vai até chamar os clientes para vir comprar a nós. Vai ter possibilidade de ter mais pessoas focadas aqui na feira”, pontuou.

“A gente sabe que essa obra é estruturadora para o desenvolvimento municipal, de forma que está gerando mais dignidade para o nosso povo que vende aqui na nossa feira livre e está gerando mais comodidade para as pessoas que vem comprar na nossa feira. A gente saber que a feira é pujante para o nosso comércio e para o desenvolvimento econômico na geração de renda e emprego para o município. Essa obra faz com que a gente tenha novas perspectivas para o futuro”, avaliou o diretor executivo de Indústria e Comércio de Limoeiro, Diego Feghalli.