
Na manhã desta sexta-feira (15), o Centro de Criação Galpão das Artes realizou a culminância do “Ler e Brincar em Cada Canto”. O projeto que foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro, o Banco do Brasil e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro). O recurso para a realização das atividades foi captado através da empresa Zoom Social.
A iniciativa promoveu contações de histórias, apresentações teatrais e distribuições de livros em escolas da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro, a exemplo das Escolas Municipais Professor Antônio de Souza Vilaça, no Bairro Otácio de Lemos, e Salomão Luiz Ginsburg, no Bairro Santo Antônio. O Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC) e o Programa AABB Comunidade também foram contemplados pelas atividades, cujo objetivo era disseminar a literatura, a cultura, a arte e lições para o dia a dia das crianças. “Com o Ler e Brincar em cada Canto, a gente ajuda a garantir para as crianças o direito ä cultura, ä literatura e ä arte. É com muita alegria que a gente firma com o Galpão das Artes, ponto de cultura reconhecido em todo o estado de Pernambuco, mais essa parceria”, destacou a secretária municipal de Cultura e Juventude, Dolores Carmen.
O presidente do Centro de Criação Galpão das Artes, Fábio André, reforçou que o projeto da entidade cultural limoeirense ganhou projeção regional e nacional com a sua veiculação na TV Globo Pernambuco. “Os estudantes atendidos pelo nosso projeto e os pais deles ficaram muito felizes por terem aparecido na televisão. E era nítido o quanto eles gostavam das atividades. Fizemos passeios turísticos, teatro, leitura, confecção de brinquedos, escrita e até plantação de um baobá (atividade realizada no Instituto Padre Luís Cecchin). A palavra de ordem é gratidão a todos os nossos parceiros”, declarou o arte-educador.
Ao apoiar ações como essa, a Prefeitura reforça seu compromisso com a garantia de direitos para a infância. “Conquistamos o Selo UNICEF 2021-2024 e aderimos ao Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança 2025-2028 e ao Selo UNICEF 2025-2028. A ordem do dia, dentro da nossa gestão, é focar no cuidado e carinho com as nossas crianças. Vamos em frente, pois o trabalho não pode parar”, declarou o articulador municipal do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, Wendell Taffarel.