Além de inclusão, solidariedade. Assim foi a vivência da Semana da Pessoa com Deficiência de Limoeiro. Na noite dessa sexta-feira (27), o encerramento da programação contou com um jantar beneficente em prol do Centro de Estimulação Menino Jesus (CEMEJE). A unidade, presidida por Gorete Arruda, oferta, há vários anos, no município, atendimento e acompanhamento gratuitos de crianças e adolescentes com variados graus de deficiência. O evento foi realizado no Espaço Vera Galdêncio Recepções, no Bairro Otácio de Lemos, ao som dos cantores Saulo de Tarso e Paula Peixoto, acompanhados por Linaldo Mariano (Linaldo do Teclado).

O momento solidário reuniu colaboradores, benfeitores e voluntários. Todo o valor arrecadado com as vendas das mesas foi revertido ao trabalho de humanização e inclusão do CEMEJE. Os artistas plásticos Waldésio Melo, Jorge Alves, Mariana Xavier e Rosélis Alves realizaram doações de obras para um leilão, onde o valor total das arrematações também foi destinado ao Centro. “O objetivo é arrecadar fundos para ajudar na manutenção dos serviços que são oferecidos pela entidade. Todas as nossas atividades são mantidas com a contribuição de voluntários dos mais diversos setores da sociedade”, destacou o prefeito Orlando Jorge. O vice-prefeito Zé de Nena e o deputado federal Ricardo Teobaldo também prestigiaram o evento.

Comemorada desde 1964, a Semana da Pessoa com Deficiência tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas, respeito às diferenças e cumprimento dos direitos de cidadania e inclusão social. Durante quatro dias, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoveu ações voltadas a este grupo. Entre as atividades, audiência pública, prestação de serviços de cidadania, recreação e movimentos de inclusão. Para o secretário de Educação, Fernando Melo, o trabalho realizado pela pasta com alunos com deficiência tem feito a diferença no município. “Trabalhamos para que essa inclusão ocorra de forma natural”, destacou o secretário.

A Semana debateu o tema “Incluir é garantir o direito de pertencimento à Educação”, e abriu espaço para construção de ideias, apresentação da estrutura física e pedagógica e discussão sobre as demandas da população. No encerramento, o jantar beneficiente, reforçou a importância da unidade entre os variadores setores. “Uma noite emocionante com a participação da sociedade, que veio prestar sua homenagem a quem tanto contribui com o desenvolvimento das crianças com deficiência de nossa cidade e região”, destacou a secretária executiva de Desenvolvimento do Ensino, Valquíria Pinto. Outros momentos do evento podem ser conferidos nas redes sociais da Prefeitura de Limoeiro (Facebook e Instagram).