Na programação das comemorações alusivas aos 210 anos de Emancipação Política de Limoeiro, celebradas neste mês de julho, uma enquete realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes relembra nomes do setor educacional que marcaram as páginas da história do município.

As escolas das Redes Privada, Estadual e Municipal de Ensino escolheram, em memória, professores que, em suas trajetórias profissionais, colaboraram diretamente com a formação de milhares de limoeirenses. Cada homenageado foi indicado por no mínimo uma unidade de ensino.

Dentre 15 nomes, os internautas escolheram a educadora Lenira Santina Rufino para ser homenageada no dia 26 em solenidade de Honra ao Mérito na Secretaria de Educação.

De acordo com o secretário da pasta, Fernando Melo, a proposta foi apresentada durante reunião da gestão e acatada de imediato pelo Prefeito Orlando Jorge e todo secretariado municipal. Melo, destacou ainda que o evento estará presente anualmente no calendário da cidade, como forma de manter “viva” a lembrança dos educadores que colaboraram para o desenvolvimento da “Princesa do Capibaribe”.

A votação encerrou neste domingo, dia 18 de julho. Com a escolha, a família Rufino destacou o sentimento de agradecimento pelo carinho com a amiga doce e companheira, bem como pelo reconhecimento da profissional zelosa e dedicada.

QUEM FOI LENIRA SANTINA RUFINO?

Nascida em 10 de outubro de 1946, na cidade de Limoeiro, foi a primeira filha (mulher) de doze irmãos do casal Antônio Cosme Rufino e Severina da Silva Rufino.

Viveu toda a sua infância e adolescência na Fazenda do Estado, local de trabalho de seu genitor. Em seguida, veio com a família para a cidade, passando a residir no Alto de São Sebastião.

Sua trajetória escolar foi marcada por muita determinação principalmente se considerando o pensamento machista da época e o difícil acesso à rede de ensino que só era ofertada na cidade.

Estudou o Ensino Fundamental e Médio na Escola Regina Coeli, onde se formou em Magistério.

Paralelamente, concluiu o curso técnico em contabilidade, na escola Pe. Adauto Nicolau Pimentel.

Graduou-se em Licenciatura em Estudos Sociais e em Ciências Física e Biológica, na Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata.

Sua trajetória profissional, como professora primária, teve início no final da década de 60, após concurso público, na Escola Morais e Silva.

Trabalhou por vários anos como professora e vice-diretora na Escola Sebastião de Vasconcelos Galvão (Industrial).

Lecionou também na Escola Austro Costa, encerrando sua carreira no serviço público estadual como diretora na Escola Seráfico Ricardo.

Ingressou na rede municipal de Limoeiro na Escola Cônego Deusdedith (Urucuba-Cedro), atuando como diretora por 16 anos. Durante esse período foi premiada por várias vezes com o título de diretora destaque. Foi nessa escola que ela encerrou sua carreira profissional, atuando como gestora.

A partir de 2016 travou uma luta contra um mieloma múltiplo quando, no dia dezoito de abril de dois mil e vinte, foi a óbito na UTI do Hospital Santa Terezinha, em Recife-PE.

Não consegue visualizar a enquete?