Os agricultores do município de Limoeiro começaram a receber na manhã desta terça-feira (11) sementes de milho e sorgo dentro do Programa Campo Novo, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Limoeiro. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento foi restrito e simbólico no escritório local do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), contando com representantes do Governo Municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de Associações Comunitárias e do IPA.

De acordo com dados do IPA (Escritório Local), foram destinados para Limoeiro três toneladas de sementes de milho e 300 quilos de sorgo, contemplando, em média, 100 famílias que vivem da atividade agrícola no município. Aproveitando a quadra chuvosa, que compreende o período entre os meses de março e julho, o plantio será imediato, já que a aração das terras (preparo do solo) foi realizada de forma antecipada este ano pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.

Durante 30 dias, mais de 600 hectares de terra foram arados para plantação das sementes em todas as comunidades rurais. Para o serviço ser realizado com eficiência, a prefeitura garantiu a disponibilidade de dez tratores. “Estamos realizando a distribuição das sementes para os agricultores logo após uma ação que foi desenvolvida durante todo o mês de abril, que foi o preparo do solo para que os pequenos agricultores possam plantar e lucrar bem, lucrar com a agricultura forte”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Esperançoso com o inverno, o gestor está confiante numa boa safra. “Deus está mandando chuva. Temos a certeza de que este ano vai dar certo. Essa colheita será muito importante para todos os agricultores de Limoeiro”, reforçou o prefeito. Durante o evento, Orlando adiantou que a prefeitura segue empenhada em firmar parcerias para oferta de cursos e capacitações em diversas áreas, além de apoiar iniciativas que gerem renda para o município. “Estamos focados para que o recurso arrecadado pela prefeitura fique em Limoeiro”, pontuou.