Arte: Prefeitura de Limoeiro

A passagem de 2021 para 2022 reserva uma grande novidade para o município de Limoeiro. De forma inédita, a celebração de Ano Novo na “Princesa do Capibaribe” contará com uma girândola sem estampido sonoro.

Anunciada pela Prefeitura nas redes sociais nesta quarta-feira (29), a iniciativa tem o objetivo de proteger pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), idosos, crianças e animais dotados de sensibilidade auditiva, a exemplo de cães, gatos e pássaros. O barulho gerado por estampidos sonoros de fogos de artifício pode provocar crises de ansiedade, convulsões e paradas cardíacas nos grupos citados.

“Somente o primeiro disparo dos fogos terá um grande efeito sonoro, para chamar a atenção da população. Em seguida, teremos uma linda girândola sem estampidos”, afirma o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Emerson Marques.

Por sua vez, o prefeito Orlando Jorge reforça o compromisso do governo municipal com a saúde e o bem-estar da população limoeirense. “Nossa gestão quer sempre o melhor para a nossa gente. Trabalhamos diariamente para fazer de Limoeiro uma cidade mais feliz”, pontua o gestor.

Vale lembrar que, devido ao Decreto Municipal 052/2021, em vigor de 28 de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022, as festividades de fim de ano estão suspensas nos espaços públicos de Limoeiro devido à pandemia da Covid-19. Por causa da emergência de saúde pública internacional, também estão proibidas nos locais públicos as festas profanas e as festividades do Carnaval 2022. Essas medidas são uma ementa ao Decreto 051/2021, publicado no último dia 23 de dezembro, que prorrogou por 90 dias o estado de calamidade pública, também decorrente do novo coronavírus.