Cuidar das pessoas e possibilitar a integração social estão entre as prioridades da Prefeitura de Limoeiro. Por causa da pandemia do novo coronavírus, diversas ações ficaram impossibilitadas de chegar ao público neste primeiro semestre. Porém, neste mês de julho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, as atividades coletivas começaram a ser retomadas dentro do âmbito da Atenção Básica, observando sempre os protocolos sanitários que precisam ser mantidos contra a Covid-19

Considerada a “porta” de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Básica possibilita várias ferramentas de trabalho. São serviços que vão do atendimento individual à visita domiciliar, passando sempre pelas atividades coletivas nos territórios. O setor tem como foco a promoção, proteção, reabilitação e prevenção de doenças. Sendo assim, o município de Limoeiro vem se organizando para o retorno dos grupos de trabalho na cidade e no campo.

Um exemplo prático pode ser conferido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Helena Laurentino, que fica no Bairro da Cohab Velha. Recentemente, a equipe da unidade desenvolve a primeira roda de gestantes. “O objetivo desse grupo, que terá continuidade em outras unidades, é compartilhar conhecimentos com as gestantes e seus familiares sobre as particularidades desenvolvidas na gestação, no parto e no período do puerpério”, explica a coordenadora da Atenção Básica, Emmanuela Kethully.

Segundo a coordenadora, os cuidados com o bebê também fazem parte da pauta trabalhada com as futuras mamães. Além disso, elas vivenciam momentos de arte. As pinturas das barrigas relaxam, divertem e preparam psicologicamente as gestantes para o momento do parto. “Essas atividades são muito importantes dentro da Atenção Básica, porque os profissionais conhecem as reais necessidades e particularidades dessas gestantes e dessas famílias”, destaca Emmanuela.

Durante a Roda de Gestantes, a equipe da UBS Helena Laurentino abordou sobre o processo do parto humanizado, sobre o vínculo entre mãe e filho e sobre os cuidados com o período pós-parto. “É importante frisarmos também que este grupo terá continuidade, a fim de garantir o seguimento e acompanhamento dessas gestantes”, completou a coordenadora.