Uma ação que qualifica, forma profissionais e gera oportunidades de empreendedorismo. Assim tem sido a parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Limoeiro. Na quarta-feira (18), 12 mulheres residentes na zona rural concluíram o Curso de Doces promovido na Escola Municipal Cônego Deusdedith, no Distrito de Vila Urucuba (Cedro) e no sábado (21), aconteceu o encerramento do Curso de Produção de Hortaliças, realizado na sede do CAM, foi ensinado o processo de produção de temperos sem adição de conservantes, utilizando apenas produtos naturais. Além do conhecimento adquirido, a capacitação também garantiu a certificação digital das participantes com o selo do SENAR, documento reconhecido em todo o território nacional.

Os cursos fazem parte de uma série de oportunidades de formação que estão sendo oferecidas à população. Até o fim deste ano, a parceria está garantindo a oferta de 16 cursos para os limoeirenses. “Vamos manter parcerias para que esse público continue no campo, adquira ainda mais conhecimento teórico e prático e possa transformar o aprendizado em oportunidades de negócio”, comentou o prefeito Orlando Jorge. “O SENAR traz com muita presença essa importante ação para zona rural, onde observamos a aptidão delas para a produção de doces, além da existência da matéria prima disponível. Aqui unimos capacitação e melhoria da qualidade de vida”, completou Orlando.

Com foco na qualificação dos moradores, a Prefeitura tem firmado parcerias e investido na oferta de cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas de produção e prestação de serviço. Para o secretário da pasta, José Félix, os cursos têm colaborado para que muitos limoeirenses possam iniciar seus próprios negócios, passando pela produção, comercialização e distribuição para revenda. “Nos cursos que foram realizados até o momento, observamos a qualidade do que foi produzido durante as aulas. A partir daí, cada uma colocará seu toque especial para começar a ganhar dinheiro e garantir renda para família. Esse é o nosso papel enquanto setor público, capacitar para gerar oportunidades”, ressaltou o secretário.

SENAR – Com parcerias em todo o país, o SENAR capacitar famílias rurais na produção de doces e hortaliças, visando o aproveitamento do excedente e a melhoria da renda familiar. Com base nos princípios da livre iniciativa, da economia de mercado e das urgências sociais, o Serviço busca aprimorar as estratégias educativas e difundir metodologias para ofertar ações adequadas de Formação Profissional Rural e Promoção Social. Também entende a importância de expandir parcerias e consolidar alianças públicas e privadas com o objetivo de cumprir a missão institucional, além de promover a cidadania, a qualidade de vida e a inclusão social das pessoas do meio rural.