Com foco na qualificação profissional dos moradores, a Prefeitura de Limoeiro tem firmado parcerias e investido na oferta de cursos profissionalizantes em diversas áreas de produção e prestação de serviço. Atividades urbanas e rurais estão na lista de cursos promovidos gratuitamente em conjunto com o Sindicato de Produtores Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Até o fim deste ano, a parceria está garantindo a oferta de 16 cursos para os limoeirenses.

Nesta quarta-feira (4), uma turma com 12 alunos concluiu o curso de Caprinocultura. Durante três dias, nos períodos da manhã e da tarde, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas no Parque de Exposição Dr. Emídio Cavalcanti, localizado às margens da Rodovia PE-50. Os animais utilizados na aula prática foram cedidos pela Sociedade dos Criadores de Limoeiro (SCL), instituição proprietária do parque, somando-se como mais uma parceira do projeto.

Além do conhecimento adquirido através da instrutora Vaneide Thorpe, a capacitação também garantiu a certificação digital dos participantes com o selo do SENAR, documento reconhecido em todo o território nacional. “Vamos manter parcerias para que essa juventude continue no campo e possa ter conhecimento. O SENAR traz com muita presença essa ação importante para zona rural, para o jovem que vai aprender pecuária, agricultura e melhorar a qualidade de vida”, comemorou o prefeito Orlando Jorge.

Oportunidades – Dados do setor rural mostram que a caprinocultura vem garantindo importante espaço no agronegócio brasileiro pela diversidade possível de produção. Isso reflete na geração de oportunidades de emprego, renda e manutenção do homem no campo. O manejo simples, a facilidade de adaptação a diferentes climas e a pouca exigência quanto à alimentação, fazem com que a cabra ganhe notoriedade como negócio, principalmente no Agreste e no Sertão. O conhecimento mais específico sobre caprinocultura abrirá novas oportunidades aos concluintes.