A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, realizará mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-vacinação contra a. Neste sábado (25), das 9h às 14h, no Posto Central (ao lado da secretaria), estarão sendo vacinados, com a terceira dose (D3), os pacientes imunossuprimidos, renal crônico (procedimento de hemodiálise), portador de câncer, transplantados de órgãos sólidos, desde que tenham um intervalo de 28 dias entre a segunda e a terceira doses, ou da dose única (DU).

Outro detalhe importante da nova etapa de imunização em Limoeiro: os idosos a partir de 70 anos de idade (70+) e que tenham o intervalo de 6 meses entre a segunda e a terceira doses também receberão o imunizante mais uma vez, independente do tipo da vacina que tomaram na segunda aplicação. No momento da aplicação da D3, a pessoa deve apresentar o cartão de vacina recebido desde a primeira dose. Dentro do protocolo sanitário de atendimento, o uso de máscara de proteção segue obrigatório.

De acordo com o Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina contra a Covid-19 no Brasil e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou AstraZeneca. A dose de reforço para imunossuprimidos é orientada, a princípio, para pessoas que tomaram a segunda dose (ou dose única) há pelo menos 28 dias.

Já para idosos, acima de 70 anos, que completaram o ciclo vacinal há 6 meses, também recebam mais uma dose de vacinas contra Covid-19. A nova etapa da vacinação foi definida após reunião entre o Ministério da Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A reunião aconteceu em conjunto com a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CETAI).