Com a chegada de um novo lote da vacina Sinovac/Butantan ao Estado de Pernambuco, o município de Limoeiro recebeu 1.340 novas doses. Os imunizantes foram distribuídos na manhã desta quinta-feira (18) com as coordenações das 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com isso, as equipes estão dando prosseguimento à vacinação dos idosos a partir de 75 anos de idade e os trabalhadores da área de saúde.

De acordo com a coordenação local do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o quantitativo de doses recebidas é dividido por dois, tendo em vista a aplicação de duas doses por pessoa, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Nesta nova etapa da Campana Municipal de Vacinação contra a Covid-19, serão contemplados 570 idosos e 100 trabalhadores de saúde.

Conforme pactuado com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vacinação tem ocorrido na ordem decrescente. “Os de 79 anos terão prioridade com relação aos de 78, os quais terão sobre os de 77 e assim sucessivamente até a idade de 75 anos.”, explicou a coordenadora do PNI, Paulo Carine. “Porém, se existir algum idoso com 75 ou 76 e assim por diante com alguma doença crônica, ele terá a dose antecipada”, completou.

Com relação aos trabalhadores de saúde, a coordenadora disse que o município já conseguiu iniciar a vacinação dos profissionais de psicologia, nutrição e farmácia. Para os profissionais da rede privada de saúde, o PNI tem solicitado os documentos necessários para comprovar a atividade e o vínculo com a clínica ou consultório onde trabalham, inclusive, a solicitação para aplicação da vacina em papel timbrado da empresa.

“Todos os profissionais da rede particular que estão sendo vacinados são profissionais elencados através de nota técnica e utilizando os critérios de maior para menor exposição ao novo coronavírus. Essa nota técnica tem sido o guia da nossa campanha de vacinação”, detalhou Paula. O boletim do “Vacinômetro” atualizado pode ser conferido diariamente nas redes sociais da Prefeitura de Limoeiro.