Por conta dos reflexos da pandemia do novo coronavírus, muitas famílias estão enfrentando dificuldades financeiras. Por isso, além dos cuidados com a saúde, também é preciso ter solidariedade. Com o pensamento de colaborar com os limoeirenses que apresentam maior necessidade neste momento, a Prefeitura de Limoeiro lançou, nesta quarta-feira (7), a Campanha Vacina Solidária. A ação ocorrerá em parceria com a Caravana do Palhaço Xililique e a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP).

As duas instituições desenvolvem há décadas um trabalho social no município. Milhares de pessoas já foram contempladas com as ações e campanhas das entidades – que construíram ao longo dos anos um relacionamento de confiança com a sociedade. O objetivo da Vacina Solidária é arrecadar alimentos, cestas básicas, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. O material arrecadado será revertido em doações às famílias de maior vulnerabilidade social.

A campanha vem para somar com um trabalho desenvolvido pela gestão no dia a dia. “A Secretaria de Desenvolvimento Social, através dos CRAS, já faz o diagnóstico das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Pedi que a secretária com toda equipe pudesse ampliar nesse momento de crise a assistência, que já é feita na rotina, quando as famílias procuram os serviços da pasta de desenvolvimento social. Informar isso à população é importante”, disse o prefeito Orlando Jorge.

Durante o lançamento da campanha, o gestor anunciou a primeira empresa parceira. “Gostaria de agradecer ao empresário Irismar, da Schin, que já deu uma grande contribuição. Queria conclamar aos empresários que tenham condições de ofertar alguma ajuda. Você não estará doando à prefeitura, estará doando às famílias, pois temos a garantia de que tudo que for arrecadado chegará às mãos de quem mais precisa”, garantiu o prefeito, ao destacar a credibilidade das instituições parcerias da campanha.

Com o slogan: “Receba esperança e espalhe caridade”, a campanha deu a largada através do lançamento oficial feito pelo prefeito Orlando Jorge na página da Prefeitura no Facebook, o qual ainda agradeceu a colaboração da ideia do universitário Edson. As pessoas poderão ajudar deixando os donativos nos pontos de arrecadação espalhados pela cidade: Prefeitura Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Educação e Posto de Vacinação Drive-Thru.

A iniciativa unirá saúde e solidariedade no ponto de arrecadação que será montado no posto de vacinação drive-thru. “No próximo domingo, estaremos aguardando os idosos para aplicação da segunda dose da vacina. É importante que cada um que puder leve um quilo de alimento não perecível. Nesta crise sanitária, algumas famílias perderam suas rendas. E sabendo que o brasileiro é solidário, pedimos a colaboração de vocês para essa campanha”, comentou a secretária de Saúde, Paloma Sonally.

Caravana – Fundada em 1988, a Caravana do Palhaço Xililique tem um legado sociocultural de atuação em diversos setores da sociedade. Há 30 anos, ela também realiza a Campanha Contra Fome, uma das ações sociais de maior alcance no município. O currículo da entidade também acumula, há 28 anos, a manutenção de um projeto social no Bairro da Pirauíra sob a presidência do ator e psicopedagogo George Pestana, intérprete do Palhaço Xililique.

Nesta pandemia, a Caravana já realizou diversas lives solidárias, contemplando famílias com cestas básicas. Recentemente, na Semana Santa, vivenciou a Paixão de Cristo de Limoeiro de forma virtual e fez arrecadação de alimentos através dos internautas. Segundo Pestana, o material foi destinado, no mesmo período, para famílias carentes da cidade. O Espaço Cultural Palhaço Xililique mantém suas atividades (online). Para doar, os voluntários podem ligar para o número 9.9985.2915.

“É um momento de muita alegria dividir o pão na grande mesa que é a nossa cidade. Essa mesa que é o povo ajudando o povo. Uma ideia brilhante e que tenho certeza que é obra do Espírito Santo de Deus. Tudo aquilo que move o coração do ser humano para o bem é porque o bem já está dentro da pessoa. Quando falamos que o brasileiro é solidário, digo que Limoeiro é muito mais. Agradeço o convite feito à Caravana e por existirem pessoas que encabeçam campanhas sociais”, celebrou Pestana.

SSVP – A Sociedade São Vicente de Paulo é uma organização católica formada por leigos que procuram aliviar o sofrimento do próximo por meio do trabalho coordenado. Atualmente, a entidade integra a lista de membro das Nações Unidas (ONU). No dia a dia, ela abranda a miséria dos pobres com oferta de alimentos, roupas e remédios, por exemplo, buscando resgatar a autoestima, a dignidade, a cidade e, principalmente, a paz espiritual.

Em Limoeiro, a SSVP foi fundada em 1923, sendo atualmente presidida pela educadora Sônia Cavalcanti. Os vicentinos realizam visitas às casas das famílias e monitoram a necessidade e o uso do auxílio material, a exemplo de cestas básicas doadas pela comunidade e disponibilizadas pela própria instituição. A promoção pessoal do cidadão também é tarefa essencial da SSVP, baseada no tripé de atuação: material (assistencial), espiritual (evangelizadora) e transformadora (promoção social).

“Somos (instituição) quase centenária. A gente aproveita um momento assim para convocar as pessoas. Muita gente estava na Sociedade e acabou saindo. Então é uma forma de recrutar. Nossa função é de ir até o pobre. Estou muito confiante, pois temos o aval da prefeitura, um órgão de credibilidade. Fico muito feliz pela minha cidade. Sou de Limoeiro. Amo Limoeiro. E tenho certeza de que quem doa fica muito mais feliz do aquela pessoa que recebe”, pontuou Sônia.