“Os cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Por isso, a primeira infância deve ser prioridade na agenda dos municípios”. A pauta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também foi adotada pela Prefeitura de Limoeiro. No período de 31 de agosto a 03 de setembro, as secretarias de Saúde, de Educação e Esportes e de Desenvolvimento Social e Cidadania realizam uma série de ações integradas voltadas à primeira infância do município.

A programação está dividida em quatro temáticas. Nessa terça (31), a abertura abordou a inserção de alimentos na primeira infância e a importância dos cuidados com a saúde bucal. Nesta quarta (1), a promoção do desenvolvimento infantil e a prática de exercícios físicos na primeira infância foram as pautas do dia. Na quinta (2), será a vez de trabalhar a prevenção de acidentes com crianças. E encerrando a programação, na sexta (3), o tema será o desenvolvimento emocional na primeira infância.

“O início da Semana do Bebê foi lindo. Tudo feito com muito capricho, amor e, acima de tudo, respeito as nossas mamães”, destacou o prefeito Orlando Jorge. Ele acompanhou a abertura da Semana do Bebê, que está sendo vivenciada no Centro Municipal de Educação Infantil – Creche Sagrada Família, instalada no Loteamento Lagoa Azul. A unidade é mantida através de uma parceria entre o Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC) e a Prefeitura de Limoeiro, contemplando mais de 150 crianças de seis meses a cinco anos de idade.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o que exige distanciamento social e evitar aglomeração, o público diário da Semana do Bebê está reduzido a 30 pessoas. Também voltada aos pais e profissionais das diversas áreas do atendimento infantil, a programação conta ainda com orientações sobre amamentação, desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças. As palestras acontecem das 14h às 16h, com a participação da equipe multidisciplinar da Prefeitura e Limoeiro.

Unicef – A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.