Foto: Jair Ferreira/Divulgação

Nesta quarta (6) e nesta quinta (7), a Prefeitura de Limoeiro promoveu, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem (COORPAR), uma capacitação para catadores de resíduos sólidos, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a gestão municipal e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Realizado no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal), o evento contou com palestras que foram ministradas para mais de 30 catadores.

De acordo com a Prefeitura, esta foi a primeira formação voltada à Política Nacional de Resíduos Sólidos em Limoeiro. Trata-se, também, de uma das etapas para a desativação do lixão do município. Além disso, os catadores que compareceram à capacitação foram vacinados com imunizantes contra Tétano e Hepatite B. A vacinação visa aumentar a proteção desses profissionais contra substâncias tóxicas, inflamáveis, infectantes e/ou contaminantes, às quais estão expostos durante a coleta e a separação dos materiais recicláveis e não-recicláveis.

Na abertura, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, mostrou-se entusiasmado com a formação da Cooperativa de Reciclagem e reforçou a importância de o poder público fortalecer a entidade, seja auxiliando o trabalho ou indicando novos integrantes. “Temos a certeza de que os catadores irão construir uma nova história em Limoeiro com a formação da Cooperativa, o fechamento do lixão e a implantação da coleta seletiva”, enfatizou.

O vice-prefeito José Barbosa, que abriu o segundo dia do evento, adotou o mesmo tom do chefe do Poder Executivo municipal. “A Prefeitura é parceira da COORPAR, e a COORPAR pode contar conosco. Essa parceria nos enche de orgulho, e o município só tem a ganhar com esse trabalho”, disse.

Foto: Jair Ferreira/Divulgação

Ao se dirigir aos espectadores, a presidenta da Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESLI), entidade mantenedora da Facal, abriu as portas da instituição para os catadores ligados à Cooperativa de Reciclagem. “Queremos dar a vocês uma oportunidade de ampliar seus horizontes e suas visões de mundo através da Educação. Será muito bom para vocês, para a cooperativa e para o município. O desejo da Facal é dar sequência ao aprendizado de vocês. Independentemente do grau de escolaridade de quem está aqui, a faculdade quer chegar junto. Somos uma instituição genuinamente limoeirense e queremos ajudar limoeirenses a crescerem”, destacou Matilde Marques.

A gestora da AESLI também aproveitou a ocasião para fazer uma saudação especial às mulheres da COORPAR. “Sabemos que os desafios para nós, mulheres, sempre são maiores. E não é diferente com as mulheres da COORPAR, que vão fazer a diferença por Limoeiro”, enfatizou.

Foto: Jair Ferreira/Divulgação

A presidenta da COORPAR, Maria Rosângela Barbosa, apontou que todo o conhecimento adquirido na capacitação será bastante útil para o trabalho dos catadores. “Primeiramente, gostaria de agradecer à Prefeitura de Limoeiro e à Facal por todo o apoio que está sendo dado à nossa cooperativa. O evento foi muito proveitoso e nos rendeu muito aprendizado. A COORPAR quer crescer junto com a Prefeitura e com a Facal”, afirmou.

Rosângela também convidou a população limoeirense a adotar de vez o hábito da coleta seletiva. “A Cooperativa foi formada não somente para fortalecer o trabalho dos catadores de Limoeiro, mas também para ajudar o meio ambiente. E a cultura da coleta seletiva é muito importante para a natureza. A COORPAR convida todo o povo de Limoeiro a praticar a coleta seletiva. É importante que os moradores separem os materiais não-recicláveis em uma sacola de lixo e os materiais recicláveis, que serão coletados pelos trabalhadores da COORPAR, em outra sacola. Com esse trabalho conjunto, iremos deixar a cidade mais limpa e mais bonita”, concluiu.