Imagem: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Na próxima segunda-feira (13), das 8h às 17h, o Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC) receberá a II Conferência Municipal da Educação. O evento será promovido pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em parceria com as entidades educacionais públicas e privadas do município do Agreste de Pernambuco. Para a realização das palestras e das reuniões, os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 continuam em vigor, com uso obrigatório de máscara, distanciamento entre os participantes, e disponibilidade de álcool em gel para higienização.

O encontro reunirá os principais representantes dos trabalhadores da área da Educação, juntamente com estudantes e responsáveis. Dessa forma, a iniciativa reforça a parceria entre as comunidades escolares e as famílias limoeirenses. “A Conferência Municipal da Educação tem o objetivo de avaliar as metas e estratégias estabelecidas no Plano Municipal de Educação, que rege as esferas públicas e privadas deste campo. Por isso, faz-se necessária a participação da comunidade, que dá o caráter coletivo na construção do processo educacional do nosso município”, destacou o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo.

A programação da manhã será dedicada a duas palestras. A primeira, ministrada pelo presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (UNDIME/PE), Natanael Silva, tratará do tema “Educação Pública: democrática, laica, inclusiva, com qualidade social para todos/as e em defesa do legado de Paulo Freire”. Por sua vez, a segunda ficará sob a responsabilidade do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, e terá como pauta “A Construção de um projeto de nação soberana e de Estado Democrático com Educação, Direitos Humanos, diversidade, justiça social e inclusão”.

Já o turno da tarde será reservado a reuniões de Grupos de Trabalho. As equipes irão traçar as estratégias e metas do Plano Municipal de Educação (PME). Na sequência, haverá a plenária para aprovação dos encaminhamentos.