Jovens entre 12 e 29 anos residentes no município de Limoeiro estão sendo contemplados com ações culturais e sociais através do projeto Juventude Presente. Por causa da pandemia, neste primeiro momento o número de participantes é reduzido. As oficinas começaram hoje, dia 21 de junho. A iniciativa foi criada pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Em Limoeiro, o projeto está sendo desenvolvido por meio de convênio firmado com a Prefeitura Municipal, sob a coordenação da Secretaria de Educação e Esportes.

O projeto objetiva promover a inserção ou a reinserção social, a capacitação pessoal e profissional de cada um que participa das atividades, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade pessoal e social. De acordo com o secretário executivo de Planejamento e Coordenação da Prefeitura, Wendel Taffarel, foram estabelecidos três polos na cidade: Escola São Francisco, Escola Otaviano Basílio e VI Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Na Escola São Francisco, os participantes terão oficina de grafitagem. A oficina de capoeira será ofertada no polo da Escola Otaviano Basílio, com aulas práticas na Academia da Cidade. Já as oficinas de percussão e esportes serão desenvolvidas na sede da Polícia Militar. Para implantar o programa, o Estado buscou firmar parcerias com várias políticas públicas, a exemplo dos setores de educação, saúde, segurança, assistência social, cultura e capacitação profissional.

Para formação das turmas foi feita uma busca ativa nas comunidades. A Secretaria de Educação e Esportes fez o mapeamento das unidades de ensino da cidade com maior potencial de risco e vulnerabilidade. Em seguida, a coordenação do programa em conjunto com as diretorias das escolas atuou na busca do público alvo dentro das comunidades.