No município de Limoeiro, o início da vacinação dos idosos entre 65 e 69 anos contra a Covid-19 registrou bom número de doses aplicadas desde as primeiras horas de imunização. Na tarde desta sexta-feira (26), a população atendeu ao chamado e compareceu ao posto drive-thru, montado ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, para receber a aplicação da primeira dose. Pela manhã, Limoeiro havia recebido 930 unidades da Sinovac/Butantan (Coronavac) e 110 da AstraZeneca/Oxford.

Com a chegada do novo lote, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) conseguiu ampliar a imunização para mais essa faixa etária. Além do sucesso alcançado através do formato drive-thru na sede, a Prefeitura de Limoeiro também estará levando, neste sábado (27), a partir das 8h30, vacinas para as comunidades da zona rural. Os idosos precisam apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência para ser atendido.

“Iniciamos mais uma etapa com a faixa etária de 65 a 69 anos na modalidade drive-thru. É bom lembrar que amanhã (sábado) as vacinas estarão nas Unidades Básicas de Saúde dos Mendes, Gameleira, Convales, Ribeiro do Mel e Urucuba. Então, você que é da zona rural não precisa vir para cidade, pois a vacina vai para o seu posto de saúde”, explicou a secretária da pasta, Paloma Sonally. “Também temos que privilegiar a zona rural com o envio de vacinas”, completou.

Em pronunciamento nas redes sociais após o fechamento do primeiro dia da nova etapa da campanha, a secretária comemorou o resultado alcançado, mas também detalhou que o quantitativo recebido pelo município para vacinar toda população entre 65 e 69 anos não foi suficiente. Levantamento realizado pela Atenção Básica mostra que Limoeiro tem 2.112 idosos dentro dessa faixa etária, enquanto foram recebidas 1.140 doses.

“Na tarde de hoje (sexta), realizamos um total de 620 doses (aplicadas), ou seja, superou todas as nossas expectativas. Não esperávamos vacinar num curto espaço de tempo um quantitativo tão grande de idosos na faixa etária de 65 a 69 anos. Nosso planejamento inicial seria abrir amanhã (sábado) também na modalidade drive-thru, mas, infelizmente, não vai ser possível porque as doses de vacinas daqui da cidade acabaram”, explicou Paloma.