Foto: Wilker Mattos – Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

Com a distribuição dos primeiros lotes das vacinas Sinovac/Butantan e AstraZeneca/Oxford em Pernambuco, a prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou há mais de um mês a campanha de vacinação contra a Covid-19, priorizando os grupos pactuados com a Secretaria Estadual de Saúde (SES): trabalhadores de saúde e idosos acima dos 85 anos. Com população de aproximadamente 60 mil habitantes, o município fica no Agreste Setentrional, inserido na área II Gerência Regional de Saúde.

De acordo com a coordenação local do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Limoeiro recebeu 2.246 doses, sendo 1.616 da Sinovac e 630 da AstraZeneca. Dados do PNI atualizados nesta quinta-feira (25) mostram que 563 trabalhadores de saúde foram vacinados com a primeira dose, enquanto 360 receberam as duas aplicações recomendadas. Esse público está sendo vacinado com a Sinovac. Imunizados com a AstraZeneca, 685 idosos receberam a primeira dose.

“O município recebeu 630 doses para vacinação dos moradores com mais de 85 anos. Cada frasco vem 10 doses, mas pode chegar a render 11 ou 12 doses. Por isso, vacinamos 685”, explica a secretária de Saúde, Paloma Sonaly. Ela detalhou que os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia estão sendo vacinados na Secretaria Municipal de Saúde do município. Já os servidores do Hospital Regional de Limoeiro José Fernandes Salsa (HRJFS) foram imunizados na própria unidade pela II Gerência Regional de Saúde.

Para o público maior de 85 anos, a secretaria optou pela imunização no domicílio, evitando a exposição nas ruas e garantido a humanização, mediante agendamento de dia e horário feito pelos familiares na UBS do território domiciliar. De acordo com a secretária de Saúde, previamente os “postos de saúde” realizaram o mapeamento dessa faixa etária. Sonaly esclareceu ainda que o formato drive-thru não foi adotado para não penalizar as famílias que não dispõem de veículo, além de evitar o possível desperdício de doses por conta do tempo de espera de uma aplicação para outra.

ATUALIZAÇÃO
Mais Doses – No fim da tarde desta quinta, a Secretaria de Saúde de Limoeiro contabilizou a chegada de mais 540 doses da AstraZeneca para vacinar os idosos de 80 a 84 anos; outras 50 doses da mesma fabricante para concluir 100% dos idosos a partir dos 85 anos; além de 200 doses da Sinovac, também chamada de “Coronavac”, para imunizar outros profissionais de saúde do município. As aplicações começam nesta sexta-feira (26) no mesmo formato adotado no início da campanha pelo PNI.