Cumprindo agenda administrativa em Brasília (DF), o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, visitou ministérios, secretarias nacionais e gabinetes de deputados federais e senadores pernambucanos, entre os dias 22 e 25 de fevereiro, para articular a transferência de recursos da União e a indicação de emendas parlamentares para atender as demandas existentes no município. Durante a semana, diversas pautas foram debatidas nas reuniões, entre elas, o avanço da pandemia do novo coronavírus.

Juntamente com outros prefeitos de primeiro mandato, Orlando foi viabilizar, junto ao Ministério da Saúde e Congresso Nacional, suporte financeiro para que a prefeitura possa desenvolver mais ações de combate à Covid-19. Na última terça-feira (23), baseado nas novas restrições estabelecidas pelo Governo do Estado, ele publicou decreto com determinações para os setores econômico, social, esportivo e educacional para tentar “frear” os números da doença. (clique e confira a matéria)

A difícil situação financeira encontrada pelo gestor impossibilita uma série de ações na cidade e na zona rural. De acordo com levantamento realizado pelo setor financeiro, a atual gestão recebeu a conta de recursos específicos para Covid-19 com menos de R$ 10 (dez reais). Desde o começo da pandemia, Limoeiro contabiliza mais de 1.400 casos positivos e 72 óbitos. Mas, por outro lado, o número de pacientes recuperados ultrapassou 1.200. Diariamente, as secretarias estão trabalhando integradas em diversos setores para combater o avanço do contágio. (Clique e confira a matéria)

Hospital de Campanha – De acordo com a secretária de Saúde, Paloma Solany, o atual cenário do município é de um número maior de casos leves. “Temos duas situações com relação ao coronavírus: casos leves e graves. Hoje, a gente não enxerga demanda para estar reabrindo hospital de campanha. A maioria dos casos que temos observado é da forma leve. Essa forma pode ser remanejada dentro do próprio território, ou seja, a maioria desses pacientes não necessita de leitos de internação”, explicou Paloma.

Para pessoas em situação grave que necessitam de internação, existe o atendimento pactuado com a Secretaria Estadual de Saúde. “Limoeiro, assim como a maioria dos municípios de pequeno porte, não tem como garantir essa demanda das formas grave, porque aí já é uma pactuação de responsabilidade do Estado, que são as UTIs. Não temos condições de abrir um hospital (de campanha) neste momento, principalmente para receber pacientes graves”, pontuou a secretária.

Sonaly detalhou que os pacientes do interior indicados para tratamento intensivo são transferidos para leitos de hospitais de Recife ou Caruaru, conforme regulação, ou para o Hospital do Vale, conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS), localizado na Rua Antônio Fernandes Salsa, em Limoeiro. Quem sentir os primeiros sintomas deve procurar de imediato a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua área de domicílio para os encaminhamentos necessários, inclusive, teste de Covid-19 e tratamento.

Barreiras Sanitárias – Quanto à possibilidade da reinstalação de barreiras sanitárias com sanitização da parte exterior de veículos, a secretária de Saúde explicou que não faz parte do planejamento pela ineficácia no combate ao vírus. “Falando como técnica da área, não existe nenhuma comprovação científica sobre a eficácia da barreira sanitária. Não vi nenhum estudo afirmando a eficácia. Penso: o vírus não circula nos pneus nem em outras partes do exterior do carro. O vírus circula através das pessoas, então são as pessoas que passam o vírus de uma para outra”, explicou Paloma.

Diante disso, ela reforçou a necessidade de as pessoas cumprirem as orientações preventivas apresentadas pelos órgãos de controle em saúde. “As medidas mais eficazes que a gente tem hoje em dia e que são acessíveis a toda população são: utilização de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”. Paralelamente, a secretaria segue com a campanha municipal de imunização contra a Covid-19, mas ainda não existe disponibilidade de doses para todos os grupos. O número de vacinados pode ser conferido diariamente na página da Prefeitura de Limoeiro no Facebook.