Com o objetivo de possibilitar a profissionalização e capacitação da juventude, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, confirmou apoio para uma série de cursos profissionalizantes que serão ofertados no município pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Sindicato Rural de Limoeiro.

A iniciativa também conta com o apoio do Centro de Assistência à Mulher (CAM) e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (CODESUL), além da integração das Secretarias Municipais. Serão ofertados 16 cursos em diversas áreas de produção e prestação de serviço. As aulas serão ministradas por instrutores do SENAR no período de junho a novembro deste ano gratuitamente para os participantes.

De acordo com o coordenador de cursos do SENAR, Antônio Ricardo, o convênio com Limoeiro ocorreu através da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE), entidade presidida pelo agropecuarista Pio Guerra. “São cursos de formação profissional rural e promoção social voltado para o homem do campo. Tudo é criado para atender ao trabalhador e produtor rural”, detalha Antônio.

Os interessados terão os seguintes cursos disponíveis: culinária rural; conservação de forragem, silagem e fenação; artesanato em couro; informática; hortaliças; doces; bolos; tortas; pães; biscoitos; bolachas; caprinocultura; bombeiro hidráulico; eletricista; agrossilvipastoril; e tratorista agrícola. Poderão participar homens e mulheres, a partir dos 18 anos de idade, residentes em Limoeiro.

Para o prefeito Orlando Jorge, é mais uma iniciativa importante que a Prefeitura de Limoeiro apoia e colabora. “Vamos fazer parcerias para que essa juventude continue no campo e possa ter conhecimento. O SENAR traz com muita presença essa ação importante para zona rural, para o jovem que vai aprender pecuária, agricultura e melhorar a qualidade de vida”, avaliou o gestor municipal.

A programação de inscrições está sendo preparada para ser divulgada nos próximos dias com locais e horários de atendimento ao público. “São cursos que vão atender ao homem do campo, mas também chegaremos aos moradores da zona urbana. Estamos preparando o cronograma para que as pessoas se inscrevam”, comentou o secretário da pasta e presidente do Sindicato, José Félix.

“Essa qualificação prepara para o mercado de trabalho. Temos relatos de pessoas que fizeram esses cursos e hoje sustentam a família. Todo mundo quer fazer o curso do SENAR, pois os instrutores são capacitados e as pessoas saem realmente com conhecimento, além de um certificado reconhecido nacionalmente. Essa parceria com a prefeitura vai fomentar ainda mais a preparação da nossa juventude”, reforçou o secretário.

SENAR – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural proporciona mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros. Desperta a população do campo com oferta de ações de formação profissional rural, atividades de promoção social, ensino técnico de nível médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de assistência técnica e gerencial.