A Prefeitura de Limoeiro deu mais um importante passo na ampliação dos serviços educacionais. Nessa sexta-feira (13), foi apresentada a nova programação da TV Nova, uma emissora genuinamente pernambucana, afiliada à TV Cultura, que nos próximos dias retomará o sinal no município no canal 22.1.

A programação exibida em Limoeiro ofertará diariamente uma hora dedicada a levar conteúdo aos estudantes da Rede Municipal através do Projeto Escola em Casa. As aulas serão apresentadas pelos professores do município e exibidas nos horários definidos para cada nível escolar.

O lançamento da programação foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Limoeiro (ACIL) e contou com a participação do prefeito Orlando Jorge, do deputado federal Ricardo Teobaldo, do secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, do presidente do Conselho Curador da TV Nova, Pedro Paulo, e do coordenador da emissora na cidade, Rodrigo Reis. Integrantes da gestão, comerciantes e equipe de jornalismo também estiveram presentes. A iniciativa de levar aos estudantes aula pela TV é pioneira no município.

“O projeto também estará disponível, posteriormente, nas redes sociais. Conteúdos de Matemática, Português, Ciências, entre outros, vão ser oferecidos aos nossos alunos abertamente na TV Nova. A pandemia nos mostrou a importância da atividade remota. Hoje, damos mais um passo no desenvolvimento intelectual, cultural e cidadão das crianças e adolescentes do município. Eu lembro que o material é importante para os alunos, por conta do conteúdo rico em detalhes, mas qualquer pessoa terá acesso sintonizando o canal. Esse é mais um mecanismo para melhoria do processo ensino-aprendizagem e não exclui as outras ferramentas que já vem sendo utilizadas nessa modalidade de ensino híbrido, sempre com muita criatividade dos nossos professores”, destacou Orlando Jorge.

Nas escolas municipais, os professores serão multiplicadores da notícia do novo serviço educacional, ou seja, pais, responsáveis e estudantes receberão nas unidades de ensino a grade de programação com horários e disciplinas agendadas dia a dia. “Não existe gestão sem parceria. A Prefeitura de Limoeiro mostra que é possível avançar em todas as áreas buscando parceiros, a exemplo TV Nova neste momento. O município ganha conhecimento e os alunos ganham reforço na aprendizagem”, comemorou Ricardo Teobaldo.

A programação contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, conteúdos lúdicos e atividades laborais, prezando pela saúde e pelo bem-estar dos estudantes. Pensando na acessibilidade, a tela da TV tem a participação de um intérprete de libras. O projeto Escola em Casa também pode ser acessado pelo canal do Youtube da TV Nova. “O Escola em Casa foi pensado para ser uma janela para o futuro de milhares de alunos do município de Limoeiro”, destacou Pedro, ao citar que outros municípios já aderiram ao projeto, a exemplo de Paulista, na RMR e Vitória de Santo Antão.

“Com mais esta parceria, a TV Nova se consolida como uma emissora voltada para a qualidade da educação, abrindo seus canais para um reforço para os municípios levarem sua grade curricular para mais estudantes em mais horas de conteúdo pedagógico”, comentou Pedro. “Desta forma, a TV se consolida como uma emissora verdadeira pernambucana, com conteúdos locais, que fala a nossa linguagem, o nosso sotaque e que entende as necessidades e que é verdadeiramente prioridade da nossa região”, finalizou.

Sinal Digital – Inicialmente o sinal da TV Nova será disseminado por meio do transmissor analógico, equipamento que estava inoperante no município há alguns anos e havia sido resguardado por iniciativa pessoal do técnico Alessandro Negromonte, diante das precárias condições das instalações que deveriam dar segurança aquele equipamento de elevado valor. Com o trabalho de restauração, o transmissor volta a ser instalado em seu devido espaço e a população poderá contar novamente com mais um importante veículo de comunicação disponível em seu aparelho televisor. Conforme reforçado por Pedro Paulo, “com o trabalho da gestão municipal, o transmissor estará bem resguardado e com isso a TV Nova se sente mais confiante para investir ainda mais com a instalação do transmissor digital”.