Foto: Vinícius Emanuel/Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

Na tarde desta quarta-feira (6), no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), o Conselho Municipal de Saúde de Limoeiro promoveu a Pré-Conferência Municipal de Saúde do Território III com o apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro – por meio da Secretaria de Saúde. O evento abordou o tema: “A defesa do Sistema Único de Saúde para além da pandemia – SUS para todos”. O Território III abrange as Unidades de Saúde da Família (USF) das comunidades da Congal, Ribeiro do Mel, Santa Terezinha, Juá, Cohab, Loteamento Santana e Loteamento Lagoa Azul.

De acordo com a secretária de Saúde da Princesa do Capibaribe, Paloma Sonally, a Pré-Conferência é a preparação para a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Devido à necessidade de atender o máximo de usuários do SUS em meio às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os preparativos para a Conferência foram divididos em três etapas, de modo a atender os Territórios I, II e III. “Enquanto gestão pública, nosso papel é garantir os debates e dar os próximos passos para o Plano Municipal de Saúde, que será executado nós próximos quatro anos. Nas Pré-Conferências, os usuários do SUS se reúnem para discutir propostas a serem executadas nesse plano”, explicou.

Compostas por gestores, trabalhadores da Saúde, prestadores de serviço e usuários do SUS, as Conferências Municipais de Saúde permitem que todos esses atores sejam protagonistas na valorização do Sistema de Saúde brasileiro, que é essencialmente público, universal e gratuito. “É uma forma de validarmos e garantirmos os direitos conquistados através da Lei 8.142/90, que fala da participação social. Também temos à disposição a Lei 8.080/90, que trata da criação do SUS”, completou Paloma Sonally.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Limoeiro será convocada pelo prefeito Orlando Jorge e está marcada para acontecer no dia 27 de outubro (quarta-feira), na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal), a partir das 8h.