A Prefeitura de Limoeiro realizou na tarde desta sexta-feira (30) as inaugurações da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Almoxarifado Central. Os dois espaços estão localizados às margens da Rodovia PE-50, na entrada da cidade. Moderna, ampla e equipada, as instalações do SAMU possibilitarão a prestação de um serviço ainda mais eficiente à população. O serviço funciona 24 horas por dia e o chamado deve ser feito através de ligação telefônica para o número 192.

Para o prefeito Orlando Jorge, o SAMU faz a diferença no dia a dia das pessoas. “Digo que é uma honra participar deste momento como militante do SUS. Todas as unidades que fizermos em nossa gestão serão neste padrão”, disse o gestor. “Isso é um gesto de compromisso e respeito com os profissionais do SAMU”, completou. Inaugurada em 2011, a sede de Limoeiro contou com a articulação de Orlando enquanto secretário de saúde à época. Durante a solenidade, ele elencou inúmeras ações programadas para diversos setores, as quais começam ainda este ano.

De acordo com a coordenadora do SAMU Limoeiro, Bárbara Albuquerque, a gestão municipal investiu para que o novo espaço comportasse melhor estrutura física para as equipes de atendimento. O prédio conta com garagem para duas ambulâncias, sala de estar, farmácia, expurgo, central de material esterilizado (CME), sala de coordenação, repouso para condutores, enfermeiros e médicos, além de copa e banheiros.

“Hoje também é dia de agradecer as nossas equipes que estiveram ajudando a semana toda (na organização)”, comemorou a coordenadora. Limoeiro conta com duas ambulâncias: básica e avançada. Na básica, trabalham condutor/socorrista e técnica de enfermagem. Na avançada, também chamada de UTI, tem médico, enfermeira e condutor, além de ser equipada com monitor e respirador.

Para secretária de Saúde, Paloma Sonally, a reinauguração da base descentralizada do SAMU marca mais um avanço na saúde de Limoeiro. “Essa base segue um padrão do Ministério da Saúde. Todas as dependências estão de acordo com o que o Ministério preconiza. Como os profissionais ficam 24 horas, eles precisam de um conforto necessário para estar aptos para qualquer intercorrência”, ressaltou Paloma.

Um dos princípios básicos do serviço é agilidade. Por isso, a gestão optou por um local que permitisse maior facilidade de tráfego no atendimento aos chamados. “A localização às margens da PE-50 também contribuirá para atuação do SAMU Limoeiro”, enfatizou a secretária. Ela também reforçou a importância do serviço, principalmente nos últimos meses, por causa da pandemia do coronavírus. “Diariamente, a equipe do SAMU vem prestando assistência não só à pacientes de traumas, como de outros agravos, mas, principalmente, a pessoas acometidas pela Covid”, pontuou.

Representando a Câmara dos Deputados, o deputado Ricardo Teobaldo destacou a importância de investimentos nos equipamentos de saúde pública, tendo em vista as necessidades diárias apresentadas pela população. O SAMU Limoeiro foi inaugurado na gestão dele enquanto prefeito da cidade. “Sigo à disposição do povo limoeirense. Aqui me coloco como um soldado para ajudar o município. Estamos juntos no desenvolvimento de Limoeiro”, disse Teobaldo.

Na representatividade da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Gustavo Gouveia enfatizou a necessidade de parcerias para que os projetos se tornem realidade. “É com muito orgulho que estamos nesses quatro meses de gestão inaugurando obras e sendo procurado pelo prefeito Orlando para ir buscar recursos, para ir destravar recursos junto ao Governo do Estado. Sou um ‘soldado’ que vou estar junto a Limoeiro”, comentou Gouveia. O evento ainda contou com representação de vereadores, secretários municipais e profissionais do SAMU.